“X Company”, a vertiginosa história de um grupo de jovens espiões incumbidos de missões de vida ou morte no decurso da Segunda Guerra Mundial, regressa ao AXN para a segunda temporada.
Este drama de época canadiano emite a T2, a partir de 17 de junho, às quintas-feiras, sempre pelas 22h00. Recordamos os eventos da 1ª temporada, à medida que antevemos tudo o que ainda aí vem.
O MUNDO DE “X COMPANY” E UM PRIMEIRO ANO REPLETO DE EMOÇÕES
Aurora (Evelyne Brochu), Nei (Warren Brown), Tom (Dustin Milligan), Harry (Connor Price) e Alfred (Jack Laskey) são 5 jovens espiões, na sua maioria em tempos cidadãos comuns, que devido a circunstâncias extraordinárias se uniram para combater em nome dos Aliados. Foi no “Campo X”, um campo de treino baseado num local que existiu na realidade, que este grupo se preparou para desempenhar missões altamente perigosas e secretas numa Europa ocupada pelos Nazis.
Os perigos são muitos e, ao longo dos oito capítulos iniciais, os nossos heróis (e heroína) passaram por provações consideráveis e por momentos de cortar a respiração.
Estes são apenas alguns dos instantes centrais do primeiro ano da série, os quais contemplaram grandes missões de peso:
– Invadir um quartel das forças alemãs de forma a roubar códigos essenciais para salvar milhares de vidas de ingleses.
– Infiltrar um bordel e um quartel da Gestapo de forma a impedir que dados de investigação nucleares caíssem nas mãos dos Nazis.
– Planear e executar a extração de um Oficial das Forças Aéreas Britânicas.
– Assassinar civis franceses, colaboradores do regime Nazi. Uma missão particularmente difícil e que uma vez mais coloca os protagonistas perante dilemas morais, uma constante durante a Guerra. Esta dança do certo e errado está, aliás, sempre presente em “X Company”.
– Fazer chegar a história de um sobrevivente do Holocausto, que conseguiu escapar dos Campos, até aos líderes dos Aliados.
X COMPANY – 2ª TEMPORADA – NOVOS DESAFIOS E SITUAÇÕES LIMITE
Recordados alguns eventos fulcrais da primeira temporada, levanta-se o véu no que diz respeito ao conjunto de 10 episódios, de cerca de 50 minutos cada, que veremos a partir de 17 de junho.
No momento em que abandonámos os nossos agentes, o grupo enfrentava uma nova provação significativa: Alfred foi capturado pelos Nazis e, de momento, não há forma de saber informações acerca do seu paradeiro, se estará morto, ou vivo, quiçá a ser torturado. Para piorar tudo e aguçar ainda mais o nosso entusiasmo, os quatro restantes terão de se orientar sem a ajuda da comunicação com os superiores, a qual foi temporariamente perdida. Estarão à altura do desafio?
Ao longo desta temporada, seremos testemunhas de muito espírito de sacrifício, inventividade e camaradagem à medida que todos os esforços apontam para uma grande operação dos Aliados. A coesão do grupo será também questionada à medida que as táticas escolhidas têm dificuldade em obter consenso. No final da temporada, o perigo chega a novos patamares com um importante ataque iminente e com os protagonistas ocupados com várias missões paralelas. Será que todos conseguirão escapar ilesos? Com “August 19th”, 10º e derradeiro capítulo da 2ª temporada, assinala-se um dos mais determinantes e bem cotados episódios da série.
A temporada 2 de “X Company” pode ser vista todas as quintas-feiras, às 22h00, a partir de dia 17 de junho.