Mês após mês, o AXN Movies continua a propor grandes narrativas épicas que marcaram a história do cinema.
Em dezembro, são-nos apresentados dois grandes clássicos: West Side Story (a 10 de dezembro) e As Pontes de Madison County (no dia 17). O que é que os distingue e separa?
WEST SIDE STORY – AMOR SEM BARREIRAS 10 DE DEZEMBRO, AXN MOVIES, ÀS 14H00
No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Dois gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony, antigo líder dos Jets, apaixona-se por Maria, irmã do líder dos Sharks, e vê o seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acentuando ainda mais a disputa.
“West Side Story”, um clássico indiscutível realizado por Jerome Robbins e lançado em 1961, é um triunfo em várias frentes. Em primeiro lugar, é uma adaptação contemporânea da história de “Romeu e Julieta”, reimaginada do ponto de vista das ruas de Nova Iorque do século XX.
Visualmente deslumbrante e pautado por música (de Leonard Bernstein) e coreografia capaz de resistir ao teste do tempo, este filme com Natalie Wood e George Chakiris nos papéis principais venceu 10 Óscares da Academia, entre eles a lendária estatueta para Rita Moreno no papel de Anita (talvez a personagem mais marcante da história, mesmo acima de Tony e Maria).
Uma adaptação bem-sucedida da Broadway, “West Side Story” aborda temáticas atemporais, como preconceito, afirmação pessoal ou ainda o poder destrutivo da violência.
Para quem apenas conhece a nova versão, lançada em 2021 e assinada por Steven Spielberg, esta sessão de “Os Filmes da Tua Vida” é uma oportunidade de ouro para descobrir o original.
AS PONTES DE MADISON COUNTY A 17 DE DEZEMBRO NO AXN MOVIES, Às 14h00
Enquanto o marido e os filhos estão fora, Francesca é abordada por Robert Kincaid, um fotógrafo ao serviço da revista “National Geographic” que lhe pede indicações. Depois de explicar que está a fazer uma reportagem fotográfica sobre as pontes locais, Francesca aceita acompanhá-lo na visita. A inocente decisão vai alterar por completo a sua vida, quando volta a encontrar o amor, ainda que por breves momentos. A dor provocada pela separação de Robert, associada ao isolamento que sente, leva Francesca a querer materializar num diário o curto caso amoroso que viveu.
Lançado em 1995, este filme realizado e co-protagonizado por Clint Eastwood, é não só um marco na sua filmografia como na história da 7.ª arte. Um enorme sucesso de bilheteira e também crítico, “As Pontes de Madison County” foi nomeado para inúmeros prémios, entre eles o Óscar de Melhor Atriz pela prestação marcante de Meryl Streep.
A obra baseia-se no romance do mesmo nome, originalmente publicado por Robert James Waller em 1992. Capaz de resistir ao teste do tempo, “The Bridges of Madison County” não só se eleva através da prestação de Streep como nos apresenta personagens extremamente complexas e uma interpretação do que é o amor fora da norma. Quanto às suas paisagens, são inesquecíveis e poderão ser descobertas nestes ‘Filmes da Tua Vida’ do AXN Movies.