“A Unidade” é uma série espanhola de qualidade, num drama criminal empolgante que acompanha uma unidade especial da polícia que se dedica ao combate ao terrorismo à escala internacional. A segunda temporada desta produção ibérica chega ao AXN já a 2 de maio, pelas 22h50. Recapitulamos que elementos distintivos tornaram esta numa das séries mais poderosas do canal!
A série, que foca a vida pessoal e profissional destes heróis que vivem na sombra, surgiu como o grande novo thriller policial do AXN em março do ano passado. Agora, passado quase um ano, chega a aguardada 2ª temporada. Mas estarão os eventos da T1 ainda bem frescos nas nossas mentes?
Uma produção que presta homenagem a resilientes profissionais da vida real, “A Unidade” é chefiada por uma equipa criativa – no topo – Dani de La Torre e Alberto Marinim – que desde cedo decidiu injetar a série com uma invulgar dose de realismo, entrevistando agentes dos gabinetes de contra-terrorismo da Polícia em Espanha, para a partir daí criar uma narrativa ficcional.
Inicialmente estreada em Espanha em 2020, a primeira temporada de “A Unidade”, composta por um total de seis episódios, acompanhou as missões destes agentes especiais contra inimigos internos e externos, na Europa e além fronteiras, como por exemplo os perigosos jihadistas – extremistas islâmicos que causam o caos no mundo ocidental e também no Médio Oriente.
Todavia, não nos limitamos a acompanhar, ao longo deste primeiro ano, as grandes operações que compõe o trabalho central de “A Unidade”. Os seus problemas pessoais, as barreiras burocráticas, todos estes elementos pesam na balança ao colocarmos uma lupa sob este trabalho policial. Já as missões desta equipa, passam-se não só no estrangeiro como na própria Espanha. Tal é ilustrado logo no terceiro episódio da série, que nos permite contactar com os esforços da Unidade na Catalunha.
A série permite problematizar todas as ameaças de terrorismo interno e externo que nunca chegam aos ouvidos do grande público e até apresentar as relações entre a CIA e as instituições europeias. O negócio das armas, a influência de órgãos políticos, todos eles elementos convergem na agenda dos nossos membros e líderes da Unidade.
Num constante frenesim e perante uma corrida contra o tempo, “A Unidade” da série terá de parar malfeitores que protagonizam missões escondidas nas trevas. No centro deste puzzle fictício baseado na vida real encontramos a Comissária Carla Torres (Nathalie Poza), uma forte protagonista feminina que surge como um espelho representativo destas unidades na vida real.
“A Unidade” está de volta para a segunda temporada a partir de 2 de maio, às 22h50. Exibe às segundas-feiras e contará com um total de seis novos episódios.