“A Unidade”, série de ação criminal de sucesso espanhola, é a nova aposta exclusiva do AXN. A primeira temporada chega ao canal no dia 22 de março, segunda-feira, às 22:50.
Esta narrativa televisiva baseia-se em experiências policiais reais, recuperando missões especiais de contraterrorismo da Polícia Nacional Espanhola. Esta é a história dos agentes que lutam contra jihadistas, os heróis desta narrativa dramática de acção que promete trazer emoções fortes e situações limite aos serões de segunda-feira.
A captura, em Espanha, de um líder da Jihad faz com que o país se torne um alvo central para operações terroristas, sem que a população tenha consciência do enorme risco que corre. Esta unidade, liderada pela Comissária Carla Torres, vai agora desempenhar uma missão importantíssima: desmantelar a conspiração, numa corrida contra o tempo, ao mesmo tempo que estes profissionais procuram lidar com as suas vidas pessoais, cada vez mais afetadas por um trabalho brutalmente exigente.
“A Unidade” é uma das melhores equipas no seu campo, reconhecida a nível internacional. É também um grupo misterioso, uma vez que o secretismo faz parte da natureza das suas funções. Nesta série de seis episódios é levantado o véu e acompanhamos os processos meticulosos implicados no seu modus operandis.
Esta série televisiva espanhola, para ver no AXN, é uma produção em grande com episódios filmados em diversas cidades espanholas mas também em território além fronteiras.
Deixamos algumas curiosidades acerca da história verídica para lá da ficção:
– Os criadores da série – Dani de La Torre e Alberto Marinim – criaram esta obra com recurso a testemunhos de agentes reais que operam no gabinete de contraterrorismo da Polícia Nacional de Espanha. A natureza de anonimato da sua posição, a qual é um importante aspecto na série, é uma das questões que mais se levantou nestas conversas entre a equipa criativa de “A Unidade” e aqueles que inspiraram o conteúdo. O trabalho nos guiões foi notável, durando mais de 2 anos e incluindo o constante contacto com membros da Polícia.
– Não só a equipa retratada na série se baseia nos profissionais reais que lutam contra o terrorismo, também os eventos retratados nesta obra de ficção colocam o dedo na ferida e fazem recriações em grande escala de alguns momentos traumáticos para a memória colectiva do povo espanhol. Sem spoilers, deixa-se a indicação de que uma das sequências mais ambiciosas de “La Unidade” (título original) centra-se nalguns dos eventos mais pesados da história do país. Tal é feito com grandeza técnica e respeito emocional, não fosse esta uma das maiores produções de sempre na indústria audiovisual espanhola, com 5000 pessoas envolvidas de forma direta e indireta na sua produção, no espaço de mais de um ano e meio (isto de acordo com Emma Lustres, da produtora Vaca Films).
– Como é evidente, por razões essenciais de privacidade, nenhuma das personagens de “A Unidade” é real. Contudo, são inspiradas em heróis e heroínas de carne e ossos, como foi já realçado. Entrando em maior detalhe, o canal espanhol MovieStar, emissor original da série, afirma que a personagem protagonizada por Nathalie Poza, a Comissária Carla Torres, é inspirada em grande parte numa mulher real, com grande responsabilidade dentro da Polícia. O canal acrescenta ainda que a Polícia Nacional de Espanha é um dos corpos com mais mulheres em cargos de direção, apesar de muitos não terem conhecimento acerca destas heroínas anónimas.
“A Unidade” chega ao AXN já no próximo dia 22 de março, às 22:50. Apresenta-se, todas as segundas-feiras, como um thriller ambicioso – empolgante, perspicaz e extremamente humano. Para descobrir no início desta primavera!