Em agosto, o AXN Movies apresenta 5 grandes obras nacionais de calibre elevado. Em antecipação da sua exibição, apresentamo-las e deixamos transparecer todos os elementos que as tornam especiais:
1 – Perdidos exibe a 3 de agosto, pelas 00h25
Um filme perfeito para sessão da meia-noite, esta narrativa de 2017 protagonizada por nomes como Dânia Neto, Afonso Pimentel, Dalila Carmo, Diogo Amaral e Lourenço Ortigão acompanha um grupo de amigos que, depois de se esquecer de baixar a escada do barco que alugara, vê o seu dia de divertimento em alto mar transformado numa febril e insana luta pela sobrevivência.
Esta história de ação dramática baseia-se no filme de sucesso “Armadilha em Alto Mar”, alegadamente baseado em factos verídicos, numa coprodução entre Estados Unidos e Alemanha.
2 – O Cônsul de Bordéus exibe a 4 de agosto, pelas 17h45
Por falar em narrativas baseadas em factos verídicos, “O Cônsul de Bordéus” (2012), um dos 5 melhores filmes portugueses para ver em agosto, recupera uma história real que é conhecida por muitos, mas infelizmente não por todos.
Aristides de Sousa Mendes, foi um cônsul português que, durante o período da Segunda Guerra Mundial, desobedeceu a ordens diretas por parte do regime do Estado Novo e salvou dezenas de milhares de refugiados judeus durante este período, através da atribuição de vistos.
No papel central deste herói da vida real temos Vítor Norte (“Terra Nova”), uma figura incontornável no panorama nacional.
3 – Capitão Falcão exibe a 15 de agosto às 22h40
“Capitão Falcão”, que foi projeto de série de televisão antes de chegar ao cinema, e que figura também na lista de grandes comédias a descobrir no AXN Movies em agosto de 2022, explora a história de Portugal de uma forma muito diferente (e criativa).
Falcão (Gonçalo Waddington) e o seu companheiro de aventuras, o Puto Perdiz (David Chan Cordeiro) são super-heróis influenciados pelo universo da banda desenhada. Todavia, são também heróis à antiga: não fosse o Capitão Falcão o primeiro grande herói fascista.
A longa-metragem “Capitão Falcão” resulta muito bem como história cómica, como narrativa de super-heróis e como sátira a um Portugal que já lá vai.
4 – Variações exibe a 24 de agosto, às 19h15
Continuamos algures entre a ficção, a biografia e a pura fabulação com “Variações”, um dos filmes portugueses mais bem-sucedidos no ano de 2019. Numa era cinematográfica em que as telas norte-americanas se centram cada vez mais na biografia musical, em Portugal António Variações foi o tipo de ídolo musical que se presta a tal homenagem.
Sérgio Praia está sublime na pele de Variações, neste retrato de um homem bem à frente do seu tempo e que vingou contra as expectativas.
5 – Alguém Como Eu exibe a 28 de agosto, às 21h10
Para a já tradicional “Noite de Cinema à Portuguesa”, esta lista fecha com “Alguém Como Eu”, uma comédia romântica de Leonel Vieira (responsável pelo novo “Pátio das Cantigas”).
Esta é a história de Helena, uma jovem de 30 anos (interpretada por Paolla Oliveira) que decide viver em Lisboa, ser solteira, totalmente independente e indisponível. Isto até encontrar o homem da sua vida (interpretado por Ricardo Pereira).
E eis que, passado um ano, Helena pede a Deus um homem que seja mais parecido com ela. Mas Deus tem outros planos, e esse tal destino parece passar por um homem e por uma mulher. Estará Helena preparada para uma relação a três?