Todos os meses, o AXN White aposta nas melhores obras românticas, aquelas que têm a capacidade de nos arrebatar e fazer acreditar novamente. A sua exibição passa pelo ciclo “Cinema Crush” que, ao longo do tempo, tem vindo a exibir alguns dos melhores romances do cinema.
Por ocasião das estreias Cinema Crush em setembro de 2022, apresentamos o nosso Top 10 dos Melhores Filmes Românticos. Entre eles contemplam-se os destaques de programação do ciclo para este mesmo mês e outras grandes obras exibidas no passado.
1 – O Sexo e a Cidade (para ver no AXN White domingo, 4 de setembro, às 21h25)
Sem estarmos a afirmar que “O Sexo e a Cidade” é o melhor filme romântico de todos os tempos, sem dúvida que a sua inclusão nesta lista faz todo o sentido. A longa-metragem de 2008 baseia-se na série do mesmo nome, um enorme marco na história da televisão, em exibição entre 1998 e 2004, que narra a história de quatro amigas nova-iorquinas muito diferentes e unidas em prol de uma conversa mais franca sobre sexo e intimidade.
Nesta narrativa, Carrie e Mr. Big tornaram-se um dos casais mais populares de toda a cultura popular e assim permanecem, quase 20 anos depois do fim da série. O que poderá ser mais romântico do que este casal icónico e que conhecemos há tantos anos?
2 – Grandes Esperanças (para ver no AXN White domingo, 11 de setembro, às 21h25)
Uma das mais recentes e mais bem-conseguidas adaptações de “Great Expectations” ao formato audiovisual, esta longa-metragem foi realizada por Mike Newell em 2012.
A obra clássica de Charles Dickens tem vindo a ser adaptada quase desde os primórdios do cinema, com versões produzidas nos anos 10 e anos 30, mas o teor arrebatador da história permanece intacto.
Esta é a história de Pip (Toby Irvine), um órfão humilde capaz de se tornar num ilustre cavalheiro graças à ajuda de um benfeitor. Pip tenta conquistar as afeições de Estella (Helena Barlow), uma herdeira mimada que ama desde a infância. Mas quais serão as ramificações da revelação das suas origens?
“Grandes Esperanças” trata-se de um romance trágico inesquecível, que funciona como conto de advertência. Apesar de publicado em 1861, o livro que dá origem a este filme apresenta personagens que resistem ao teste do tempo e, passados mais de 150 anos, ainda sucedem no grande ecrã.
3 – A Vida Num Só Dia (para ver no AXN White domingo, 18 de setembro, às 21h25)
Esta é a história de Miss Guinevere Pettigrew (Frances McDormand), uma governanta na Londres de 1939 que, depois de ser uma vez mais despedida injustamente, decide começar a aproveitar o momento.
É assim que conhece a atriz e cantora norte-americana Delysia Lafosse (Amy Adams), uma mulher repleta de glamour que utiliza, neste período complicado da Guerra, os seus dotes para manipular vários interesses românticos que ajudam a pagar as contas e sustentar os seus sonhos. Guinevere vai, enquanto amiga e assistente de Delysia, mediar as suas complicadas relações amorosas numa comédia romântica de época que em tudo escapa à norma. Para complicar mais as coisas, Delysia tem uma paixão verdadeira – um pianista sem qualquer dinheiro.
4 – A Viagem dos Cem Passos (para ver no AXN White domingo, 25 de setembro, às 21h25)
“A Viagem dos Cem Passos” (2014) é a história de uma família indiana, os Kadam, que deixam o seu país para atrás e abrem um restaurante numa pequena aldeia francesa. Quem se opõe veemente é a dona do restaurante com estrela Michelin localizado a uns meros cem passos de distância.
É certo que a rivalidade vai escalando entre os dois estabelecimentos, um restaurante tradicional italiano, encabeçado pelo pai de família (O Papa de Om Puri) e do outro lado da “barricada” o restaurante de alta cozinha da snobe Madame Mallory (Helen Mirren). Mas como em todos os grandes enredos, há também espaço para que o amor floresça em lados opostos.
5 – Onde Estás, Bernadette? (2019)
Continuamos o nosso Top 10 dos melhores filmes românticos no AXN White com a inclusão de “Onde Estás, Bernadette”, uma longa-metragem que, apesar de não ser exibida em setembro de 2022, já integrou a programação do ciclo “Cinema Crush”. Aliás, como todas as outras que integram esta lista.
Neste filme realizado por Richard Linklater (um mestre do romance dramático, realizador da saga “Before”), uma mulher apaixonada por arquitetura, Bernadette Fox (interpretada por Cate Blanchett), deixou há muito as suas paixões criativas de lado para se dedicar à família. Um dia, Bernadette desaparece por completo e deixa o marido e a filha em total choque. A sua viagem de autodescoberta irá levá-la até triunfantes novas descobertas, numa obra que oscila algures entre a narrativa familiar e o romance e que prima por traduzir para a tela de cinema sentimentos que são absolutamente universais.
6 – Um Dia de Chuva em Nova Iorque (2019)
A penúltima longa-metragem lançada por Woody Allen, “Um Dia de Chuva em Nova Iorque” faz-nos regressar a alguns dos locais favoritos da carreira do realizador.
Numa jornada fílmica na qual Allen sempre se caracterizou pelo seu amor por Nova Iorque, e pela forma como filma com tanta paixão esta cidade, que se assume quase como uma outra personagem do elenco, não é de admirar que neste filme a maior musa seja mesmo a cidade. Por outro lado, os seus protagonistas humanos são Gatsby (Timothée Chalamet) e Ashleigh (Elle Fanning), um casal muito jovem que chega à mítica cidade para um fim de semana, o qual acaba por se revelar particularmente chuvoso e também desafiante para a sua relação. As aventuras e desventuras românticas são a parte mais aliciante deste filme e, por isso, vê-se incluído neste nosso top.
7- Eric Brockovich (2000)
Recuamos até ao ano 2000 e encontramos um dos papéis mais icónicos de Julia Roberts, uma autêntica rainha da comédia romântica no início do século XXI e que nunca poderia estar ausente desta lista. Esta é a história de uma mulher real, Erin Brockovich, uma mãe solteira desempregada que, contra todas as expectativas, se tornou uma assistente legal de sucesso e marcou a História dos EUA (com “H” grande) ao conseguir derrubar uma grande empresa californiana acusada de poluir o abastecimento de água de uma cidade.
Claro que todas as grandes mulheres têm também direito à sua história de amor e, no filme, o namorado real de Erin, nesta altura da sua vida, é representado por Aaron Eckhart. Todavia, neste caso, o grande legado de Erin é a marca mais importante que levamos deste filme que valeu um Óscar a Julia Roberts.
8 – Ouviste falar dos Morgan (2009)
“Ouviste Falar dos Morgan” é o tipo de filme que faz todo o sentido incluir num Top 10 dos melhores filmes românticos. Já exibido no passado no AXN White, e certamente na “calha” para regressar no futuro, é protagonizado por dois enormes astros da comédia romântica – Sarah Jessica Parker e Hugh Grant.
Esta é a história de um casal nova-iorquino que, depois de testemunhar um homicídio, se vê realojado para uma pequena vila do Wyoming como parte de um Programa de Proteção de Testemunhas. O choque cultural será enorme e hilariante ( quem não aprecia uma narrativa de “peixe fora de água”?) e a relação de Meryl e Paul, que em Nova Iorque se encontrava em muito maus lençóis, terá oportunidade para um verdadeiro recomeço.
9 – Dia dos Namorados (2010)
Há, na indústria cinematográfica de Hollywood, inúmeros filmes puzzle especializados em dias comemorativos. O Dia dos Namorados é especialmente relevante para este top de melhores filmes românticos.
Com histórias cruzadas para “dar e vender”, “Valentine’s Day” gere as esperanças e frustrações de vários casais e solteiros entrecruzados, em Los Angeles, à medida que o Dia dos Namorados se vai aproximando e, com ele, muita pressão em torno da vida romântica.
A coisa mais sensacional em relação ao filme é o seu elenco gigantesco que inclui nomes como: Jessica Alba, Kathy Bates, Bradley Cooper, Patrick Dempsey, Shirley MacLaine, Emma Roberts, Anne Hathaway, Julia Roberts, Anne Hathaway, Ashton Kutcher, Jennifer Garner, Queen Latifah e muitos, muitos mais.
10 – A Duquesa (2008)
A nossa lista de Top 10 dos melhores filmes românticos fecha com “A Duquesa”, filme de época protagonizado por Keira Knightley. Esta obra cinematográfica de qualidade acompanha a vida de Georgiana, Duquesa de Devonshire, a qual viveu no século XVIII e foi criticada devido à sua extravagante vida política e pessoal.
Trata-se também de uma história de adultério e do retrato da grande paixão de Georgiana por Charles Grey (Dominic Cooper), um político em ascensão. O seu amor ardente mais que qualifica o filme para esta listagem que assim se fecha.