Com o novo ano surgem também novos conteúdos de qualidade nos canais AXN. Um deles é “Superdotada”, a nova narrativa criminal do AXN, no ar a partir de dia 20 de janeiro às 22h00.
“HPI: Haut Potentiel Intellectuel”, no original francês, é uma produção europeia da mais elevada qualidade, numa comédia criminal incomum e capaz de conquistar espectadores. A série, com uma primeira temporada composta por 8 episódios, estreou em França em 2021 e promete tornar-se um sucesso internacional.
De que trata “Superdotada”?
Esta é a história de Morgane Alvaro (Audrey Fleurot), uma empregada de limpezas de 38 anos que esconde um segredo: o seu dom da inteligência, possuindo um QI bem acima da média. Num dia normal de trabalho, enquanto está a limpar uma esquadra policial, Morgane ajuda inesperadamente a resolver um caso que parecia impossível. Rapidamente é convidada para se tornar uma consultora oficial, mas apenas aceita mediante uma condição: a polícia terá de reabrir um caso antigo, o do desaparecimento do seu ex-namorado, há 15 anos, quando se encontrava grávida do primeiro filho.
O lançamento internacional de HPI Inicialmente lançada em França, via streaming, a 16 de abril de 2021, com estreia simultânea dos 8 episódios que compõem a primeira temporada, “Superdotada” chegou, em poucos meses, a vários outros países.
Passados meros dias após a sua estreia, a série chegava, ainda em abril de 2021, a vários outros países de língua francesa – tais como Bélgica, Luxemburgo ou Suíça. No outono desse mesmo ano teve estreia garantida em Itália e em Espanha (depois de já ter estreado na primavera em Andorra), tornando-se uma das grandes estreias europeias de 2021. Na sua adaptação para os vários territórios, a série foi adotando nomes distintos mas semelhantes na sua raíz, por exemplo em Itália assume o nome de “Morgane – Detetive Genial”, na Holanda identifica-se pelo título alternativo “Detetive HIP”, na Polónia chama-se “Morgane Genial” e na Rússia – Умница – traduzível como “Rapariga Inteligente”.
O sucesso da narrativa policial
Uma co-produção entre a Bélgica e a França, “HPI” foi um sucesso de visualização em ambos os países, inclusive quebrando recordes de audiências.
Tendo em conta este sucesso imediato, não é surpreendente saber que em maio de 2021, em entrevista à publicação La Voix du Nord, a produtora executiva Patrice Onfray tenha confirmado a segunda temporada, avançando que as filmagens estariam já pensadas para o outono de 2021, prolongando-se até fevereiro de 2022.
“Superdotada” é a nova aposta do AXN e exibe a partir de 20 de janeiro às 22h00.