As Sextas sem Limite marcam o arranque do fim de semana no AXN, lançando o mote para um mês de junho de 2022 repleto de cinema de qualidade. Entre os dias 3 e 24 de junho, é possível ver as melhores e mais populares sagas, sempre à sexta-feira e a partir das 22h00. Qual é o legado das quatro sagas que são exibidas em junho?
SEXTA-FEIRA DIA 3 DE JUNHO ÀS 22H00 – SAGA CAÇA FANTASMAS (1984 – )
Com o novo filme “Caça-Fantasmas: O Legado” lançado nas salas de cinema no final de 2021, com realização de Jason Reitman, filho do criador original da saga “Caça Fantasmas”, é seguro afirmar que este legado cinematográfico se encontra em permanente mutação, sempre a ser apresentado a novas gerações e vivido por novos elencos. Ivan Reitman, que arrancou em 1984 com o filme original, já não se encontra entre nós, mas a história continua a apresentar novas ramificações.
Em junho, e neste “Sextas Sem Limite”, no dia 3 de junho pelas 22h00, arranca a exibição de filmes desta saga com “Caça Fantasmas” de 2016, uma versão criada pelo autor de comédias românticas Paul Feig e que apresenta uma novíssima interpretação da história, protagonizada por grandes comediantes no feminino, como Kate McKinnon ou Kristen Wiig, da geração dos anos 200 do programa de comédia SNL.
Todavia, um clássico é um clássico por alguma razão e, por isso, madrugada fora, exibem-se “Ghostusters” I e II – os filmes originais de 1984 e 1989, os criados por Ivan Reitman – que contam com nomes como Bill Murray, Dan Aykroyd ou Signourney Weaver nos papéis centrais.
SEXTA-FEIRA DIA 10 DE JUNHO ÀS 22H00 – SAGA OS BAD BOYS (1995 – )
Também ela uma história que já viu várias novas interpretações, versões e que serviu de inspiração para muitos outros conteúdos de ficção, “Os Bad Boys” – I e II – com Will Smith e Martin Lawrence nos papéis centrais – exibem no AXN a 10 de junho, respetivamente pelas 22h00 e pela meia-noite.
Este filme de Michael Bay conta a história de amizade e de colaboração entre os agentes Burnett (Martin Lawrence) e Lowery (Will Smith), uma dupla que consegue resultados empregando métodos pouco convencionais. “Os Bad Boys” acompanha uma investigação de homicídio, com o departamento de narcóticos à baila e “Os Bad Boys II” encontra os protagonistas de volta às ruas de Miami e à tragédia no centro do Departamento de Narcóticos. As suas operações de desmantelamento de redes de tráfico de drogas ficaram para sempre marcadas na história do cinema, tanto que em 2020, passados 17 anos desde o segundo filme que aqui se exibe, a saga voltou com “Bad Boys Para Sempre”.
Os fãs esperam já pelo antecipado “Bad Boys 4”, ainda sem data de estreia. Por agora, é tempo para rever os filmes originais.
SEXTA-FEIRA DIA 17 DE JUNHO ÀS 22H00 – SAGA THE EQUALIZER (2014 – )
“The Equalizer – Sem Misericórdia”, de 2014, pode ser um filme mais recente e com menos história entre as sagas apresentadas até agora, mas esta longa-metragem de Antoine Fuqua, com Denzel Washington no papel central, é já um marco no âmbito dos filmes de ação. Este thriller de ação conta a história de um homem que procura deixar o seu passado para trás, mas é incapaz de o fazer quando se confronta com uma jovem rapariga, em perigo, nas garras da Máfia Russa.
Já “The Equalizer – A Vingança”, o segundo filme a exibir a 17 de junho foi lançado em 2018 e continua a explorar a relação entre amor e obrigações, bem e mal – equacionando o valor da defesa dos oprimidos. Entretanto “The Equalizer” virou também série em 2021, com Queen Latifah no papel central, como testemunho da popularidade deste conteúdo de ficção.
SEXTA-FEIRA DIA 24 DE JUNHO ÀS 22H00 – SAGA ZOMBIELAND (2009 – )
“Zombieland” pode até não ter conteúdo suficiente para lhe chamarmos uma saga, mas a verdade é que este franchise de sucesso composto por um elenco de luxo – Jesse Eisenberg, Emma Stone, Woody Harrelson, Abigail Breslin e Bill Murray (todos eles nomeados ou vencedores de Óscares) – mudou a forma como vemos o género do terror e criou uma comédia de horror dinâmica e divertida, memorável e celebrada desde o seu lançamento em 2009.
Dez anos depois, em 2019, Ruben Fleischer voltou a esta sua propriedade criativa com “Tiro Duplo”, um filme capaz de reunir todo o elenco original. Ambos os filmes podem ser vistos nesta última sexta-feira do mês de junho.
De 3 a 24 de junho, o AXN acolhe filmes populares no universo da cultura cinematográfica nestas suas Sextas sem Limite.