Em agosto e no AXN Movies, será possível descobrir 4 filmes de sempre a não perder. Estas obras cinematográficas épicas exibem entre o dia 7 e o dia 28 de agosto, ou seja, todos os domingos, sempre pelas 14h00. Não integrassem elas “Os Filmes da Tua Vida”.
Corrida Alucinante (2001) – exibe dia 7 de agosto, às 14h00
Corrida Alucinante, um clássico do cinema de ação dedicado ao desporto, já conta com mais de 20 anos de vida desde que chegou às grandes telas em 2001. É uma intemporal história de mentoria, na qual Sylvester Stallone dá vida à personagem central Joe Tanto, um piloto profissional de CART (Championship Auto Racing Teams) que há muitos anos se viu envolvido num aparatoso acidente que quase pôs fim à sua vida.
Ainda a olhar para o seu passado e para os erros que nele se sucederam, Tanto terá a oportunidade de ajudar o jovem piloto Jimmy Bly (Kip Pardue) a ascender nos rankings das corridas.
Curiosamente, Stallone inicialmente queria que este filme tivesse sido uma biografia do piloto brasileiro de Fórmula 1 Aryton Senna, muito popular e campeão por três vezes. Senna morreu tragicamente numa corrida, em 1994 e, em 2010, foi objeto de um documentário. Quanto a “Corrida Alucinante”, acabou por se focar numa história bem diferente e em carros de corrida Champ Cars, devido a restrições impostas à produção.
Máximo Risco (1996) – exibe dia 14 de agosto, às 14h00
Esta lista de filmes de sempre a não perder, no AXN Movies, no mês de agosto, continua com uma longa-metragem vinda diretamente dos anos 90 – “Máximo Risco”. Um thriller de ação e espionagem capaz de colocar os nervos em flor, “Maximum Risk” conta com um dos maiores astros deste género no papel central (Jean-Claude Van Damme).
Nesta história, Alain (Van Damme) nunca soube ter um irmão gémeo, isto até se deparar com ele, por acaso, nas ruas de Nice. Para descobrir quem é esta misteriosa figura, Alain terá de assumir a sua identidade e mudar-se para Nova Iorque. Por lá, irá imiscuir-se no perigoso mundo da máfia russa. Mas eis que, à medida que procura, Alain apercebe-se de que todos os vestígios da vida do seu irmão Mikhail evaporaram.
A título de curiosidade, este filme teve vários nomes. Enquanto esteve a ser filmado foi “The Exchange” (“A Troca”), que mais tarde a Sony decidiu ser um título excessivamente subtil, À procura de um nome que gritasse mais ação, “Bloodstone” (“Pedra de Sangue”) foi escolhido. Todavia, o título circulou na comunicação social e não obteve grande entusiasmo. “Maximum Risk” foi à terceira e foi de vez.
O Patriota (2000) – exibe dia 21 de agosto, às 14h00
Este drama histórico situado numa Carolina do Sul colonial, em 1776, apresenta-nos Mel Gibson como a personagem central da trama. Num dos seus grandes papéis, como Benjamin, dá vida a um agricultor calmo que é impelido a liderar uma milícia no decurso da Revolução Norte-Americana, depois de um sádico oficial britânico assassinar o seu filho.
Uma longa-metragem empolgante do ponto de vista da ação, como os outros “Filmes da Tua Vida” que aqui podem ser vistos, “O Patriota” lida com questões pesadas do ponto de vista moral. A personagem central, de Benjamin Martin, um herói de guerra atormentado pelo passado, nada mais quer do que viver em paz. Todavia, algures entre a sede de vingança e o desejo de proteger a sua família, Benjamin acaba por se envolver no processo da criação de uma nova nação.
O filme foi nomeado a três Óscares da Academia, incluindo Melhor Música (icónica banda-sonora de John Williams) e Melhor Fotografia (Caleb Deschanel). Mel Gibson foi também reconhecido em premiações populares, como por exemplo os Blockbuster Entertainment Awards.
Robin Hood: Príncipe dos Ladrões (1991) – exibe dia 28 de agosto, às 14h00
Viajamos (no tempo) até ao início dos anos 90, para um último filme de sempre a não perder, ao domingo, em agosto. “Robin Hood: Príncipe dos Ladrões”, protagonizado por Kevin Costner, é uma das mais populares interpretações de uma história que é narrada há muitas gerações, aliás, há muitos séculos.
No filme, Robin Hood decide lutar de volta, revoltando-se como fora da lei, ao deparar-se com a tirania do Xerife de Nottingham, Reino Unido (área geográfica de onde o mito e a alegada pessoa real vêm). Os relatos dizem-nos que Hood terá vivido entre o século XII e XIII. Serão parte dos seus feitos reais?
Não obstante, nesta narrativa que os imortalizou no cinema, foi o sempre eterno Alan Rickman a interpretar o Xerife desta localidade britânica. Kevin Costner e Alan Rickman travam, aliás, um verdadeiro duelo de titãs neste filme e só isso é motivo para descobrir esta obra de sempre!