“As Sombras do Poder” é o nome do novo ciclo cinematográfico do AXN Movies, o qual chega ao canal entre os dias 4 e 25 de fevereiro, exibindo um filme por semana, sempre à sexta-feira, às 21h10 e em sessão dupla.
Os filmes deste mês são todos eles centrados em narrativas de espionagem e contra-espionagem. Mas será que conspirações reais podem ter inspirado a ficção do cinema?
SEXTA-FEIRA 4 DE FEVEREIRO ÀS 21H10
Um Traidor dos Nossos (2016)
-Infiltrado (2016)
Se por um lado “Um Traidor dos Nossos”, o primeiro filme exibido no dia 4 de fevereiro no âmbito deste ciclo, não se baseia na vida real mas antes num livro que surgiu da mente do novelista John Le Carré, o mesmo não pode ser dito de “Infiltrado”.
A segunda história da noite é também ela baseada num livro, mas inspira-se na história real de um agente secreto corajoso. Isto porque a personagem central, o agente especial Robert Mazur, interpretado por Bryan Cranston, pode até ser fictício. Todavia, a sua história é a de uma pessoa real com o mesmo nome.
Esta é a vida de um agente secreto corajoso que se infiltrou, nos anos 80, na cadeia de Pablo Escobar, perturbando toda a cadeia de distribuição deste grande senhor da droga. A ele é atribuído o feito de conseguir provar a fraude de lavagem de dinheiro cometida por esta organização criminosa.
Aliás, Robert Mazur tem um website oficial, onde é possível contratá-lo para casos de lavagem de dinheiro, área em que ainda atua. No seu site referencia-se também o livro de memórias que escreveu “The Infiltrator”, o qual inspirou o filme (no qual serviu como conselheiro e Produtor Executivo).
SEXTA-FEIRA 11 DE FEVEREIRO ÀS 21H10
Paranoia (2012)
Snowden (2016)
Uma vez mais, a próxima sexta-feira tem um filme baseado numa história totalmente verídica e outro que se assume como mera ficção. “Paranoia” baseia-se no best-seller do mesmo nome escrito por Joseph Finder.
“Snowden” cria, a partir de uma fonte de documental, uma versão fictícia dos eventos centrais de uma figura célebre e conhecida do grande público – Edward Snowden. Neste thriller, Oliver Stone guia Joseph Gordon-Levitt no papel do antigo consultor de inteligência informática, conhecido como traidor nacional nos EUA por ter desvendado e tornado público o programa de vigilância à escala mundial utilizado pela NSA – Agência de Segurança Nacional Americana.
Por ter libertado junto do público informação confidencial, Snowden encontra-se em exílio político na Rússia, protegido e junto da sua esposa Lindsay Mills. A sua história fantástica, a de uma conspiração na vida real, continua a ser partilhada, quer no cinema, quer na literatura. O próprio Snowden escreve acerca das suas descobertas e neste filme Hollywood mostra-nos como tudo aconteceu.
SEXTA-FEIRA 18 DE FEVEREIRO ÀS 21H10
Blackhat- Ameaça na Rede (2015)
O Agente da U.N.C.L.E. (2015)
O remake de uma história bem conhecida, “O Agente da U.N.C.L.E” trata de algumas ameaças que, de facto, aconteceram na vida real, como histórias de espiões motivadas por guerras reais.
Contudo, é evidente que esta narrativa de acção e comédia inovadora e com um grande legado não surgiu baseada em eventos verídicos. Antes, surge inspirada pela série dos anos 60, parcialmente desenvolvida por Ian Fleming, o homem que criou James Bond.
Já “Blackhat”, o primeiro filme exibido nesta noite, aproxima-se muito mais do mundo real. O enredo do filme bebe inspiração do caso Stuxnet , um vírus potente, criado para atacar sistemas industriais com grande grau de sofisticação.
Descoberto em 2010, este vírus é responsável pela destruição de uma parte considerável das instalações nucleares do Irão.
SEXTA-FEIRA 25 DE FEVEREIRO ÀS 21H10
O Reino (2007)
Operação Eye in the Sky (2015)
“O Reino”, a fechar o ciclo “As Sombras do Poder” é um drama de guerra pesado que se inspira na vida real. Mais particularmente, situa a sua narrativa na Arábia Saudita e acompanha os bombardeamentos do complexo de Khobar em 1996, bem como o massacre de Khobar em 2004 e ainda vários bombardeamentos em complexos em Riyadh, no ano de 2003.
Uma vez mais, um filme inspira-se na realidade e o seguinte nem tanto. “Operação Eye in the Sky” é pura ficção mas pretende chamar a atenção para sombras do poder bem reais. A guerra pouco leal que se faz através de drones, tal como sabemos ser real, é o tema de conversação neste filme protagonizado por Helen Mirren.
A narrativa procura problematizar a moralidade desta técnica e, de acordo com o realizador Gavin Hood “gerar uma conversa” acerca deste problema bem real.