Uma vez mais, como é já tradição, a Noite de Cinema à Portuguesa está de regresso ao AXN Movies no último domingo do mês.
Desta vez, poderemos ver “Perdidos”, filme de 2017 da autoria de Sérgio Graciano (também co-responsável pela recente série de sucesso “Auga Seca” e realizador da longa-metragem de 2022 “Salgueiro Maia – O Implicado”).
“Perdidos” exibe no dia 31 de julho, último do mês, pelas 21h10.
Qual é a temática de Perdidos?
“Perdidos”, um thriller dramático de aventura, baseia-se na ideia original de Adam Kreutner e David Mitchell. O filme contou com a produção de Leonel Vieira (realizador e produtor do novo “O Pátio das Cantigas”, que também já passou pelo AXN Movies) e é uma versão portuguesa do filme alemão de 2006 “Armadilha em Alto Mar”.
Com nomes portugueses muito sonantes entre o elenco, como Dânia Neto, Afonso Pimentel, Dalila Carmo, Lourenço Ortigão ou Diogo Amaral, esta é a história de um grupo de amigos que exploram o alto mar a bordo de um veleiro luxuoso. O seu grande problema começa quando decidem ir nadar e se esquecem de baixar as escadas do barco, acabando presos nas águas.
Sem conseguirem subir ou encontrar meio de chegar ao barco, o grupo de amigos começa a aperceber-se da gravidade da situação: isto porque estão a vários quilómetros da costa. A sua reunião alegre e ligeira acaba por se tornar num evento desesperante de luta pela sobrevivência…
A que prémios foi nomeado este thriller de sobrevivência?
Em Portugal, “Perdidos” teve destaque em várias premiações no ano de 2018. Nomeadamente, o filme foi nomeado nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Atriz (Dânia Neto) nos Cineuphoria; ao Prémio do Júri para Melhor Atriz nos Prémios Aquila (também para Dânia Neto) e ainda aos Prémios Fantastic, onde a obra competiu pelo título de Melhor Filme Nacional e onde Afonso Pimentel venceu na categoria de Melhor Protagonista.
Como decorreu a distribuição internacional da obra?
A longa-metragem, filmada em paisagens idílicas da Madeira, não só teve distribuição nas salas e na televisão nacional portuguesa, como passou ainda pelas salas de vários países e continentes. Por exemplo, no Brasil foi distribuída com o nome “Medo Profundo” e, em França, intitulou-se “Peur Bleue”. Passou também por outros locais díspares, como por exemplo ainda cá pela Europa na Polónia, no Japão ou até na Rússia.
“Perdidos” exibe às 21h10 no AXN Movies, dando continuidade à rubrica mensal, já imperdível, da “Noite de Cinema à Portuguesa”.