Uma vez mais, e como é já tradição, o serão do último domingo do mês, no AXN Movies, dedica-se ao melhor da produção cinematográfica nacional. A 27 de novembro de 2022, é possível ver, a partir das 21h10, “Bairro”, filme de 2013 realizado por Jorge Cardoso.
Vamos agora descobrir mais sobre a obra que marcará a “Noite de Cinema à Portuguesa“.
Qual é o enredo de Bairro (2013)?
Nesta narrativa criminal de ação, somos apresentados à protagonista Diana (Maria João Bastos). Diana cresceu no Bairro da Estrela Polar e ficou órfã quando era ainda muito jovem. Hoje em dia, lidera um bando de criminosos capazes de atormentar as ruas de Lisboa e perpetuar inúmeros assaltos.
O bairro no qual cresceu protege-a com o seu silêncio, e a Polícia Judiciária não mede esforços para tentar apanhar esta criminosa.
A equipa criativa e o talento responsável pelo filme
Todos os filmes são esforços coletivos e “Bairro”, longa-metragem de 2013 que mais tarde foi também adaptada ao formato televisivo, é sem dúvida exemplo disso. A obra foi realizada a três mãos, por Jorge Cardoso (“Ele é Ela”), Lourenço de Mello (“A Teia”) e José Manuel Fernandes (“Equador”) .
Também o argumento foi escrito a várias mãos, contando com o esforço criativo de Francisco Moita, Tiago Alvarez Marques e ainda com a adaptação de Jorge Cardoso.
No elenco, para além da talentosa protagonista Maria João Bastos, contam-se muitos outros talentos essenciais da cultura portuguesa, presentes na televisão e cinema, como por exemplo Paulo Pires, Carloto Cotta, Afonso Pimentel, João Lagarto ou Dânia Neto.
As premiações de Bairro
“Bairro” foi, em 2014, no ano seguinte à sua estreia, uma obra altamente premiada, começando pela nomeação e vitória de Maria João Bastos na categoria de Melhor Atriz nos Autores Awards. Nos Globos de Ouro desse mesmo ano, a atriz foi indicada nesta mesma categoria.
Já nos CinEuphoria Awards de 2014, o filme somou três nomeações, Melhor Atriz Secundária , tanto para Dânia Neto como para Julie Sargeant, e ainda Melhor Ator Secundário para João Lagarto.
Por fim, mas sem dúvida não menos importante, a longa-metragem contou com sete indicações aos Sophia, os prémios da Academia Portuguesa de Cinema: Melhor Ator (João Lagarto), Melhor Atriz (Maria João Bastos), Melhor Ator Secundário (Afonso Pimentel e Carloto Cotta), Melhor Atriz Secundária (Julie Sergeant), Melhor Edição (Miguel Costa, Gonçalo Frederico e Paulo Pinto) e ainda Melhor Guarda-Roupa (Teresa Alves).
A 27 de novembro, “Bairro” continua com a tradição da Noite de Cinema à Portuguesa no AXN Movies e propõe a descoberta de uma empolgante narrativa de ação criminal.