Todos os meses, é já da praxe o AXN White celebrar o melhor das obras românticas e dramáticas do cinema. Ao longo dos vários domingos de outubro, a partir das 21h25, é possível ver o melhor do ciclo recorrente “Cinema Crush”. Deixamos algumas curiosidades acerca das narrativas de referência a ver (ou rever):
1 – Amor sem Aviso (2002) – 3 de outubro às 21h25
“Amor sem Aviso” ou “Two Weeks Notice” é uma comédia romântica clássica, protagonizada pelos astros do género Hugh Grant (“Notting Hill”) e Sandra Bullock (“A Proposta”).
Nesta história, uma advogada farta-se de ser explorada e de servir de ama do seu patrão e despede-se. Apenas não contava apaixonar-se pelo seu charmoso chefe durante o seu período final no emprego…
Sabias que?
1. Os dois protagonistas tornaram-se grandes amigos durante as filmagens, inclusive Hugh Grant disse que Sandra Bullock foi a sua pessoa favorita com quem contracenou ao longo da carreira.
2. O Centro Comunitário de Coney Island, fulcral para a narrativa, é na realidade o edifício do Restaurante Childs, que foi extinto há vários anos. Este foi designado como um marco da cidade de Nova Iorque a 4 de Fevereiro de 2003, apenas um mês após o filme ter sido lançado.
3. O filme seria originalmente filmado na íntegra em Toronto, devido aos custos de produção mais baratos, mas a produtora/estrela Sandra Bullock insistiu que um filme sobre a cidade de Nova Iorque deveria ser gravado em Nova Iorque. Acabou por ser inteiramente gravado nesta cidade ao longo de 17 semanas.
2 – 55 Passos (2017) – 10 de outubro às 21h25
Com Hilary Swank (“Million Dollar Baby”) e Helena Bonham Carter (“Sweeney Todd”) nos papéis centrais, o drama biográfico “55 Passos” retrata a relação entre a advogada dos direitos dos pacientes Colette Hughes (Swank) e a sua cliente Eleanor Riese (Bonham Carter).
Riese, uma doente numa unidade psiquiátrica num hospital de São Francisco, inspira Colette no sentido de travar uma ambiciosa e complexa batalha legal no sentido de melhorar a qualidade de vida dos pacientes psiquiátricos, uma causa pouco querida e ignorada pelo grande público.
Sabias que?
1. O filme baseia-se na vida de Eleanor Riese, uma paciente que lutou pelo seu direito de recusar medicamentos anti-psicóticos. Eleanor Riese foi diagnosticada com esquizofrenia quando tinha 25 anos. Na altura do julgamento, em 1989, tinha 44 anos e entrado e saído de hospitais psiquiátricos durante vários anos.
2. Colette Hughes continuou, depois deste caso mediático, a defender os clientes com incapacidades e necessidades especiais. Seguindo os desejos de Eleanor, intensificou o seu foco na protecção dos direitos dos pacientes contidos de forma isolada.
3. A decisão de Riese, como veio a ser apelidada, foi um passo importante para a reforma do sistema de saúde mental da América, ao capacitar os pacientes e melhorar a comunicação entre estes e os seus médicos sobre as necessidades individuais de tratamento.
3 – Encontro Acidental (1999) – 17 de outubro às 21h25
Sydney Pollack realiza este drama misterioso romântico onde o sargento da polícia holandês Van Den Broek (Harrison Ford) e a representante americana Kay Chandler (Kristin Scott Thomas) perdem os seus cônjuges num acidente de avião, e rapidamente descobrem que estes estavam a ter um caso um com o outro.
Sabias que?
1. Este filme teve um grande impacto pessoal para o realizador e produtor Sydney Pollack, uma vez que este perdeu o seu filho num acidente de avião seis anos antes da gravação da longa-metragem.
2. O acidente de avião simulado que deu início a este filme foi tão realista que quarenta pessoas que assistiram por mero acaso chamaram o 112, convencidas de que se tratava de um verdadeiro desastre.
3. O romance de 1984 de Warren Adler, em que este filme se baseou, teve como inspiração o avião Air Florida Flight 90, que caiu no Rio Potomac em Janeiro de 1982, tendo partido do Aeroporto Nacional em Washington, D.C.
4 – Basta (2002) – 24 de outubro às 21h25
“Basta” é uma história incontornável dentro do género do drama romântico e é também o filme que marca a primeira incursão “séria” de Jennifer Lopez (“Hustlers”) no cinema. A cantora e atriz dá aqui vida a Slum Hiller, uma empregada de bar que pensa que lhe saiu a sorte grande quando se casa com um homem rico.
Contudo, depressa se apercebe que o seu sonho não é real quando começa a ser vítima dos abusos do seu novo esposo. Terá agora de aprender a defender-se…
Sabias que?
1. Este papel foi inicialmente concebido tendo em mente outra super-estrela da época, Sandra Bullock.
2. Em anos posteriores, Jennifer Lopez admitiu que considerou a realização do filme altamente traumática e atribuiu-lhe, em parte, um colapso nervoso subsequente.
3. A nova casa de Mitch é semelhante à casa em “Dormindo com o Inimigo”, outro filme, protagonizado por Julia Roberts, no qual uma mulher foge de um casamento abusivo.
5 – Julie & Julia (2009) – 31 de outubro às 21h25
Porque o Halloween não tem de ser assustador, porque não passar esta noite invulgar na companhia leve da dupla imbatível composta por Amy Adams (“Arrival”) e Meryl Streep (“A Dama de Ferro”)?
Realizado e escrito pela recém-falecida lenda da comédia romântica, Nora Ephron (“Você Tem uma Mensagem”), Julie & Julia situa a sua narrativa em duas linhas temporais: 1948 e 2002.
No século XX, Julia Child (Streep) é uma americana a viver em Paris que descobre uma inesperada paixão por gastronomia. Já no século XXI, Julie Powell (Adams) procura recriar as receitas imortalizadas por Child durante um momento difícil da sua vida. Nesta história sobre superação de dificuldades, as duas heroínas unem-se apesar da distância temporal e física entre si.
Sabias que?
1. Este foi o último filme da prolífica carreira da jornalista, escritora, realizadora, produtora e argumentista Nora Ephron, que viria a morrer em 2012 de Pneumonia na sequência de uma Leucemia.
2. Tanto as filmagens do terminal de comboios de Paris como de Boston foram feitas na lindamente restaurada sala de espera do Terminal de Comboios Hoboken em Nova Jérsia.
3. Streep engordou perto de 7kg enquanto gravava este filme, uma vez que a realizadora insistiu que as cenas em que as personagens comem não fossem simuladas, mas que os atores estivessem mesmo a desfrutar das refeições.
Em outubro, o Cinema Crush regressa ao AXN White, todos os domingos, com grandes sessões de cinema a partir das 21h25!