Certos filmes até podem não ter alusões permanentes ao Natal, mas não deixam de refletir o espírito da quadra. Um exemplo excelente é a saga Harry Potter.
Ao longo dos oito filmes do universo Harry Potter, são vários os momentos que nos remetem para este período mágico: os natais em Hogwarts, a neve no castelo e na casa dos Dudley, até as grandes festividades em “O Cálice de Fogo” ou a bela doçaria que nos é apresentada ao longo da saga.
Um filme de Natal honorário, “Harry Potter” está sempre nas nossas mentes e corações quando chegam as festas. Por isso, o AXN Movies garante uma maratona nos dias 24 e 25 de dezembro.
A partir das 13:55 de dia 24 de dezembro, é possível acompanhar as aventuras de Harry Potter com toda a família:
Harry Potter e a Pedra Filosofal (24 de dezembro)
Harry Potter e a Câmara dos Segredos (24 de dezembro)
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (24 de dezembro)
Harry Potter e o Cálice de Fogo (24 de dezembro)
E também dia 25, a partir das 14h10:
Harry Potter e a Ordem da Fénix (25 de dezembro)
Harry Potter e o Príncipe Misterioso (25 de dezembro)
Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1 (25 de dezembro)
Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2 (25 de dezembro)
Para terminar, partilhamos alguns segredos de bastidores da saga:
5- Rubeus Hagrid foi inicialmente escrito como um homem alto e muito musculado. Todavia, o comediante escocês Robbie Coltrane, o oposto disso, foi tão carismático que acabou por convencer a equipa do casting. Este tornar-se-ia o papel mais conhecido e acarinhado do ator que infelizmente nos deixou em 2022.
4- Emma Watson, a intérprete de Hermione Granger, uma das três protagonistas da saga, quase desistiu deste papel de sonho. Isto, pois tinha algum medo de não conseguir lidar com a fama. Hoje em dia, Watson ainda é atriz, embora tenha concluído os seus estudos universitários e se dedique acima de tudo ao seu trabalho humanista e na defesa dos direitos das mulheres.
3- Alfonso Cuarón (“Gravidade”, “Roma”) nunca tinha lido os romances Harry Potter nem visto os primeiros filmes quando lhe foi feita a oferta para realizar “O Prisioneiro de Azkaban”, a obra mais aclamada da saga e o capítulo favorito de muitos. Foi o seu amigo Guillermo del Toro (“Pinóquio”, “Hellboy”) que o convenceu, dizendo para os ler de imediato.
2- Introduzido no terceiro capítulo, Sirius Black, interpretado por Gary Oldman, deveria ter entrado em mais filmes da saga. Infelizmente, Oldman tinha uma agenda muito cheia e este grande favorito do público acabou por ver a sua participação reduzida.
1- Os filmes da saga foram gravados em vários países, nomeadamente no Reino Unido, Escócia e na República Checa. A Escola de Hogwarts, apesar de criada recorrendo a muitos efeitos especiais, foi baseada numa localização real. O Castelo de Alnwick, no norte de Inglaterra. Por lá, é possível revisitar a magia de Harry Potter. Garantimos que é até possível jogar Quidditch, embora pareça um pouco diferente…