“Investigação Criminal” já chegou ao estatuto de instituição: isto no AXN mas também no mundo da TV e dos dramas policiais. “NCIS: Investigação Criminal“, como é também conhecido, estreou na televisão norte-americana em 2003, há mais de 20 anos e desde então conseguiu manter o seu padrão de qualidade ao longo de quase 500 episódios emitidos. A 14 de março, a partir das 22h00, a 21.ª temporada da série começa a jornada de emitir 24 episódios cheios de adrenalina.
Nesta programação especial de primavera, o Agente Especial Jethro Gibbs (Mark Harmon num papel lendário) continua a liderar a unidade de Serviço de Investigação Criminal Naval para alguns terrenos perigosos: sejam eles ataques biológicos, bombardeamentos em hospitais ou ameaças terroristas.
TOP CURIOSIDADES SOBRE ESTE CLÁSSICO DO AXN
– “NCIS” é um caso de sucesso raro. Trata-se não de uma série original, mas uma nova interpretação (spin off) da série “JAG”, de 1995. Contudo, chegou a um nível de popularidade tão grande que este facto é frequentemente esquecido.
– Sempre que vemos flashbacks que envolvam um jovem Gibbs, a versão mais nova é interpretada pelo filho de Mark Harmon, Sean.
– Pauley Perrette ausentou-se de “NCIS”, mas a sua personagem Abby é das mais populares da série. Curiosamente, a atriz formou-se em Ciências Forenses e mudou-se para Nova Iorque para fazer o seu mestrado. Foi nessa cidade que começou a representar. Os produtores de “Investigação Criminal” muitas vezes confirmaram que Perrette acabou por encarnar uma personagem muito parecida consigo mesma.
– As ferramentas manuais que Mark Harmon utiliza nas filmagens de NCIS são maioritariamente do próprio e pertencentes à sua oficina pessoal. Aliás, a sua esposa comentou já em entrevista que o ator estima bastante estes instrumentos e os mantém meticulosamente arrumados na garagem.
– Dois agentes reais do NCIS ou Naval Criminal Investigative Service
(David Brant e Thomas Betro) e o Secretário da Marinha Ray Mabus fizeram aparições especiais na série. Este cuidado atribui credibilidade ao conteúdo televisivo e aproxima-o do trabalho real de agentes de investigação criminal.
– O cocriador da série Donald P. Bellisario chamou a uma personagem Leroy Jethro em honra de membros da sua família. O seu irmão chama-se Leroy e o nome do meio do seu pai é Jethro.
– Mark Harmon recebeu, há largos anos, uma chamada durante o período de pausa das gravações de “Investigação Criminal”, isto entre as temporadas 3 e 4. Neste telefonema foi-lhe dito para parar de se barbear – isto porque Gibbs iria começar a ter um aspeto mais desgrenhado. Terá sido uma decisão adequada para a personagem?
– A conhecida atriz Jennifer Aniston manifestou interesse num dos papéis disponíveis para a primeira temporada da série, mas para que esta aceitasse o papel, a produção teria de esperar que terminasse as gravações da última temporada de Friends (1994 – 2004). O resto é história…
– Inicialmente, a série ia chamar-se “Navy NCIS”. Deixou-se cair o “Navy”, que se tornava bastante redundante porque o “N” em “NCIS” já significa “Naval”.
– Depois de uma carreira muito longa na grande casa que é “Investigação Criminal”, Mark Harmon considerou sair da série por volta do final da temporada 18. Se tal acontecesse, “NCIS” seria cancelado. Em vez disso, Harmon decidiu voltar e reduzir um pouco o seu tempo de ecrã. Assim, esta instituição televisiva ficou segura e a florescer.
No dia 14 de março, às 22h00, “Investigação Criminal” chega à sua 21.ª temporada no AXN. A jornada deste clássico continua às quintas-feiras.