“The Good Doctor”, uma das grandes apostas do AXN, está de regresso em exclusivo a partir de dia 28 de setembro às 22h00. Chega ao seu 5º ano, com o 1º capítulo da temporada a chegar a Portugal apenas um dia depois da emissão nos Estados Unidos da América.
Freddie Highmore volta a vestir a pele do peculiar Dr.Shaun Murphy, um médico cirurgião genial que sofre de Autismo mas que, não obstante a sua condição particular, é excecional no seu trabalho e é capaz de ultrapassar todos os desafios que lhe são colocados. Recapitulamos os eventos da quarta temporada em antecipação do regresso ao Hospital San Jose St. Bonaventure:
UMA DOENÇA INESPERADA CHEGA AO HOSPITAL SAN JOGE SAINT BONAVENTURE
Tal como aconteceu com outras séries centradas em temáticas realistas, “The Good Doctor”, como seria inclusive de esperar, decidiu incluir no enredo da sua quarta temporada a Pandemia de COVID-19, acrescentando mais drama aos seus corredores já bastante caóticos. O primeiro episódio duplo do arranque do quarto ano, “Frontline”, centrou-se essencialmente no staff médico como trabalhadores de primeira linha no âmbito da Pandemia de COVID-19, prestando no fundo homenagem a esse grupo.
UMA GRANDE PERDA NA VIDA DE SHAUN
Depois da morte do irmão e do semi-abandono por parte dos pais, é seguro dizer que Shaun sofreu já muito na sua vida – tanto por ser diferente, como por ter circunstâncias familiares complexas. Contudo, à medida que este e Lea embarcaram, nesta temporada, numa fase romântica da sua relação, uma gravidez trouxe muito drama ao longo de toda a quarta temporada. Shaun, a oscilar entre o papel de parceiro e de companheiro romântico, teve alguma dificuldade em lidar com a perda do bebé, tal como uma devastada Lea. Aqui se desenha uma prova de fogo para este casal que tanto esperámos para ver unido.
UMA PROPOSTA EMOTIVA E MUITO AGUARDADA
No final da 4ª temporada de “The Good Doctor” Lea e Shaun deram um passo muito importante, com Shaun a pedir Lea em casamento. A viagem emocional de Shaun e Lea tem sido instável e sempre imprevisível, à medida que quase se tornaram um casal ao longo das temporadas anteriores da série. Foi no quarto ano que tudo se tornou mais série para o par. Agora, depois de terem ultrapassado dificuldades inimagináveis, o par chega a novo bom porto.
UMA VIAGEM EMOTIVA EM “THE GOOD DOCTOR”
Numa fase emotiva da jornada de Shaun e companhia, a equipa de médicos deslocou-se até Guatemala numa missão cirúrgica da mais elevada importância. Num episódios impactante em duas partes, o grupo de médicos encontra formas criativas de ajudar uma pequena comunidade local. O elenco não se deslocou na realidade até este país, mas gravou múltiplas cenas ao ar livre e a várias horas do estúdio, uma experiência gratificante para a equipa técnica e para o elenco em tempo de pandemia.
UM ADEUS DIFÍCIL AO CORAÇÃO DA SÉRIE
A Dr. Claire é frequentemente tida pelos fãs e pela crítica como o “coração da série” e a sua bússola moral. Infelizmente, Antonia Thomas decidiu procurar novas oportunidades na sua carreira e deixar o conforto de “The Good Doctor” para trás. Por isso, é com muito pesar que dizemos adeus a Claire no final da quarta temporada, sendo este o evento mais marcante num conjunto de episódios finais bastante memoráveis. Claire ficou então em Guatemala, a ajudar a população local, algo que se coaduna perfeitamente com a sua personagem. Como a personagem ainda se encontra viva, a porta permanece aberta e um regresso na forma de uma participação especial não ficou, felizmente, excluído da equação.
Uma das séries mais bem-sucedidas da televisão pública norte-americana, este drama médico criado por David Shore (“Dr.House”) regressa ao AXN já no próximo dia 28 de setembro, pelas 22h00, com novos episódios deste “The Good Doctor” todas as terças-feiras.