Ao longo de todo o mês de junho, o AXN Movies assinala a Festa dos Santos Populares. Fá-lo através da exibição de um ciclo de cinema intitulado “Especial Póquer de Santos” que, semana após semana, entre 6 de junho e 1 de julho, sempre às 21h10, traça uma pequena retrospetiva da carreira de algumas das maiores estrelas de Hollywood.
Depois de Robert De Niro, Brad Pitt e Colin Farrell, entre 27 de junho e 1 de julho é altura de prestar homenagem a um dos atores mais acarinhados da máquina de estúdios – Tom Hanks.
O ciclo começa, na noite de 27 de junho, com “O Náufrago” ou “Cast Away” (no original), icónica comédia dramática lançada em 2000 e que encontra Tom Hanks no papel de Chuck Noland, um homem que se vê abandonado numa ilha deserta e que acaba por sofrer uma pesada transformação psicológica e física. Neste espaço remoto assistimos a um belo tratado sobre solidão, à medida que a personagem central se vê apenas acompanhada por uma bola de volley chamada “Wilson” durante grande parte do filme.
E se a bola inanimada do filme ganhou um lugar na cultura popular, vencendo até “Melhor Objeto” pela Broadcast Film Critics Association Awards, o que dizer da prestação de Tom Hanks neste filme de Robert Zemeckis (“Regresso ao Futuro”, “Forrest Gump”)? Hanks foi merecidamente nomeado ao Óscar por este papel.
Já a 28 de junho exibe “Milagre no Rio Hudson” ( ou “Sully”), conceituado drama de ação lançado em 2016 e assinado por Clint Eastwood (“Gran Torino”). Esta obra trata-se de uma biografia que retrata o ato heróico e verídico de Chesley “Sully” Sullenberger, um antigo piloto que, em tempos, salvou 155 pessoas a bordo de um avião danificado por uma inesperada colisão de pássaros. “Sully” aterrou de emergência no Rio Hudson, e um ato que alguns consideraram irrefletido acabou por salvar toda a gente a bordo. Hanks é a personificação de um grande herói nesta obra, e por este papel foi nomeado aos afamados prémios Satellite e venceu ainda prémios no Festival de Palm Springs, entre outros.
No dia seguinte, 29 de junho, também pelas 21h10, “Capitão Phillips”, dá-nos um outro exemplo, desta vez de 2013, de Tom Hanks a desempenhar um papel que lhe assenta que nem uma luva – o de herói da vida real. Aqui conta-se a história verídica do Capitão Richard Phillips, que viu o seu navio cargueiro tomado em 2009 tomado por piratas da Somália – o primeiro caso em mais de 200 anos. O filme foi nomeado a 6 Óscares, entre eles Melhor Filme e Melhor Argumento. Hanks falhou a nomeação mas foi com justiça nomeado aos BAFTA, SAGs e a tantos outros prémios por esta performance essencial.
A 30 de junho e 1 de julho passam dois filmes profundamente interligados. Em 2006, “O Código Da Vinci”, adaptação do romance bestseller de Dan Brown, que abordava uma conspiração no seio da Igreja Católica, foi um êxito que igualou a popularidade dos livros. Aqui, no papel central, encontrámos Tom Hanks na pele do famoso protagonista Robert Langdon. Em 2009 estreou a sequela “Anjos e Demónios”, que exibe no dia 30 e que uma vez mais reuniu o realizador Ron Howard a Hanks.
Já em 2016 foi lançado “Inferno”, terceira parte desta saga, numa obra parcialmente baseada na obra de Dan Brown e uma vez mais assinada por Howard. Exibe no dia 1 de julho, sexta-feira, no AXN Movies, pelas 21h10.