Durante todo o mês de junho de 2022, o AXN Movies celebra a Festa dos Santos Populares. Para não deixar passar em branco estas datas basilares na cultura portuguesa, prepara-se o ciclo Especial Póquer de Santos que, semana a semana, faz uma breve retrospetiva da carreira de grandes atores de Hollywood. Para ver, de segunda a sexta, entre os dias 6 de junho e 1 de julho, sempre às 21h10.
Já entre 13 e 17 de junho, o AXN Movies exibe cinco filmes importantes da carreira de um dos maiores astros da representação e da produção – Brad Pitt.
A semana dedicada ao ator começa precisamente com “O Estranho Caso de Benjamin Button”, no Dia de Santo António (13, às 21h10). De David Fincher, autor conhecido por filmes aclamados como “Sete Pecados Mortais” ou “A Rede Social”, “The Curious Case of Benjamin Button” foi um dos filmes do ano na temporada de 2008/2009, conquistando três Óscares e sendo nomeado para outros 10.
Brad Pitt figurou como indicado à estatueta dourada na categoria de Melhor Ator. Esta foi a segunda nomeação ao Óscar da sua carreira e a primeira como protagonista. Pitt interpreta a personagem titular, “Benjamin Button”, um homem que envelhece ao contrário e que, em consequência desta fantasiosa condição rara, é incapaz de viver uma vida normal ao lado do grande amor da sua vida. Numa carreira repleta de papéis, “Benjamin Button” é difícil de esquecer.
No dia seguinte, 14 de junho, e também pelas 21h10, exibe-se “A Mexicana”, filme de 2001, numa comédia de aventura e crime. Esta é a história de um casal que procura cortar os seus laços com o crime organizado. Esta é também uma história que ajudou a celebrizar (ainda mais) tanto Pitt como a sua co-protagonista Julia Roberts – ambos no auge da sua popularidade. Gore Verbinski, o realizador do filme, conseguiu atrair estes dois grandes talentos para o filme, mesmo com um orçamento e ordenados abaixo da média para o seu nível de celebridade, uma vez que ambos acreditaram no projeto. “A Mexicana” foi um sucesso e quase triplicou o seu orçamento.
Às 21h10 de dia 15 vem a consagração derradeira. Brad Pitt conta com dois Óscares na sua longa carreira – um pela co-produção de “12 Anos Escravo” em 2014 e outro como Melhor Ator Secundário em “Era uma vez em… em Hollywood”, em 2020. À quarta nomeação e depois de décadas de uma carreira memorável, eis que chegou finalmente a cobiçada estatueta – com o momento a ser aplaudido de pé pelo Dolby Theater, em Hollywood. “Era uma vez em… em Hollywood”, de Quentin Tarantino, é uma exploração da decadência do sistema de estúdios e uma interessante subversão histórica no que aos homicídios violentos do clã de seguidores de Charles Manson diz respeito.
“Tróia” é a proposta para 16 de junho. Este épico de Guerra, baseado na grande história de Homero, pode não ser um dos filmes de Pitt mais acarinhados pela crítica mas é, sem dúvida, um favorito dos fãs e não é para menos. Repleto de emocionantes reviravoltas, esta epopeia de guerra, vingança e morte conta com Brad Pitt no papel do mítico Aquiles. Aqui, neste filme de 2004, e já na entrada da casa dos 40, Pitt mostrou um físico invejável e provou ser capaz de brilhar numa diversidade de géneros cinematográficos.
Esta maratona Especial Póker de Santos acaba no dia 17 com “WWZ : Guerra Mundial”, um filme de ação, aventura e terror lançado em 2013 e que continua uma jornada longa que tem vindo a fixar Brad Pitt como um grande ator de ação – para além do exemplar intérprete de comédia e drama que há muito sabíamos ser. Esta é a história de uma epidemia zombie, nomeada para os Prémios Saturno – os mais conhecidos no reino do Sci-Fi – tanto na categoria de Melhor Thriller como Melhor Ator (Brad Pitt).
De 13 e 17 de junho, Brad Pitt é a companhia por excelência nas noites do AXN Movies.