No mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, o AXN White apresenta uma celebração que dura todo o mês. Este conjunto de filmes, a exibir entre 1 e 29 de março, refletem figuras femininas fortes que povoam a 7ª arte.
Ao todo, são quatro os filmes que exibem, às quartas-feiras, sempre pelas 21h25, assinalando uma data essencial para a progressão dos Direitos das Mulheres. Vamos conhecê-los!
O GRANDE MILAGRE (2012) – PARA VER A 1 DE MARÇO
O enredo: Adam Carlson é um jornalista de uma pequena cidade do Alasca que anseia partir em busca da grande história que lançará a sua carreira. Contra todas as probabilidades, a história surge ali mesmo, quando uma família de baleias cinzentas acaba presa devido a um súbito congelamento no Círculo Ártico. Quando a sua comovente reportagem sobre as baleias faz o mundo tomar conhecimento sobre o assunto, Rachel Kramer, voluntária da Greenpeace e sua ex-namorada, acaba por seguir caminho até lá.
A pertinência para este dia: Neste mês, onde se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Rachel Kramer de Drew Barrymore representa uma mulher apaixonada por uma causa e por aquele que ama. Neste filme, Barrymore dá vida a uma acérrima colaboradora da Greenpeace, numa história baseada em factos verídicos.
O MIAR DO GATO (2001) – PARA VER A 8 DE MARÇO
O enredo: “O Miar do Gato” conta a história do passeio fatal no iate privado do magnata norte-americano, William Randolph Hearst, em Novembro de 1924, que juntou algumas das personalidades mais conhecidas da altura e resultou numa morte, rapidamente abafada e ainda hoje por esclarecer.
A pertinência para este dia: No dia da Mulher, o AXN White continua com o Especial “As Mulheres que Movem o Mundo” e apresenta a inesperada história de um homicídio. Nesta história louca e semi baseada num episódio real da narrativa de Hollywood, Kirsten Dunst dá vida a Marion Davies, um enorme astro. Esta é uma história de intriga, mas uma em que o astro de Dunst brilha mais alto que qualquer conspiração.
AÇO AZUL (1990) – PARA VER A 15 DE MARÇO
O enredo: Depois de matar um ladrão que se recusou a largar a arma durante um roubo, Megan Turner, uma jovem polícia de Nova York, torna-se a obsessão de um perigoso assassino em série.
A pertinência para este dia: Escrito e realizado por Kathryn Bigelow, autora de inúmeras histórias no feminino ao longo dos anos, como por exemplo “Treze – Inocência Perdida”, “Blue Steel” apresenta-se como um dos papéis decisivos da carreira de Jamie Lee Curtis, que aqui representa uma jovem polícia com imensa garra.
CARTAS PARA JULIETA (2010) – PARA VER A 22 DE MARÇO
O enredo: Sophie Hall, uma jovem americana aspirante a escritora, decide viajar na companhia do seu namorado até Verona, Itália, a cidade do par romântico mais romântico da história da literatura ocidental: Romeu e Julieta. Quando se encontra na famosa casa de Julieta, junto à célebre parede dos recados de amor deixados por milhares de mulheres do mundo inteiro, ela descobre uma carta de há 50 anos escrita por Claire Smith sobre o seu amor por um jovem italiano.
A pertinência para este dia: “Cartas para Julieta” é um filme que abraça o feminino sem reservas, com um conto apaixonado e apaixonante acerca de um amor de longa data. Durante muitos anos, a figura da mulher não existiu separada da figura maternal e familiar. Aqui, o amor romântico é acentuado, bem como uma tradição de longa data existente na cidade de Verona.
BAGAGEM EXPLOSIVA (1997) – PARA VER A 29 DE MARÇO
O enredo: Emily, uma jovem muito rica com fortes carências afetivas, decide chamar a atenção do pai encenando o seu próprio rapto. Com o que ela não contava é que o seu desejo tornar-se-ia realidade após o delinquente Vincent Roche ter roubado o BMW onde ela estava escondida. Rapidamente, tudo se torna um chorrilho de enganos e desenganos e ainda com mafiosos à mistura.
A pertinência para este dia: À primeira vista, esta história protagonizada por Alicia Silverstone (“Clueless”) pode parecer apenas uma narrativa sobre uma jovem sem respeito pelos outros, mimada e indulgente. Na realidade, a protagonista Emily terá de acabar por lutar pela sua liberdade com unhas e dentes. Acima de tudo, esta divertida comédia criminal diz-nos que as raparigas também se sabem divertir (e defender).