AXN MOVIES

Publicado el 5 de March de 2025

Especial Guerreiras no Dia Internacional da Mulher (AXN Movies)

Este mês celebra-se o Dia Internacional da Mulher, mais precisamente no dia 8 de março. Sábado à noite, no AXN Movies, é altura para ver grandes filmes de ação com protagonistas femininas, isto a partir das 21h55.


Recuperamos agora os títulos a exibir no ciclo “Mulheres que Inspiram” e o porquê destas mulheres serem tão especiais na história do cinema.
São estas algumas das obras cinematográficas a descobrir:

Respect (2021)

No papel principal de Aretha Franklin, temos Jennifer Hudson como uma das principais lendas musicais de todos os tempos. “Respect: A História de Aretha Franklin” é uma clássica mas poderosa biografia musical que acompanha a ascensão da cantora do coro na igreja do seu pai até ao estrelato internacional.
É importante reforçar que Aretha Franklin convidou a própria Jennifer Hudson para lhe dar vida nesta biopic. Infelizmente, a cantora viria a falecer antes da conclusão do filme.

Negação (2016)

“Denial” é uma obra histórica de sucesso, nomeada ao BAFTA de Melhor Filme Britânico e a qual conta com Rachel Weisz. Este drama histórico faz todo o sentido como parte integrante de um ciclo memorável acerca de Grandes Mulheres, não fosse “Negação” uma obra acerca de uma mulher real e que contribuiu fortemente para os estudos do Holocausto.

Os negacionismos do Holocausto continuam a existir, hoje em dia, e por isso filmes como “Negação” não devem nem podem ser esquecidos. Mais precisamente, esta é a história do trabalho de Deborah E.Lipstadt, estudiosa especializada nos estudos de Holocausto e que se opôs veemente à teoria negacionista do teórico David Irving. O seu trabalho ajudou, e muito, a fazer desenvolver esta área de estudos e merece ser recordado no Dia da Mulher.

Flightplan – Pânico a Bordo (2005)

Recuamos ao início do milénio para explorar um outro grande papel no feminino. Neste Dia Internacional da Mulher, a nossa heroína inegável é Jodie Foster no papel de Kyle Pratt, uma engenheira que terá de fazer tudo para encontrar a sua filha num avião onde ninguém parece ter consciência da sua presença no passado.

“Pânico a bordo” é um thriller intenso e um que inicialmente estava previsto ser protagonizado por um homem. A protagonista tornou-se feminina quando Jodie Foster demonstrou interesse neste papel central, ilustrando a sua importância na indústria.

Por volta desta altura, Foster já era bastante familiar no que toca a protagonizar grandes thrillers. Entre os seus sucessos recentes destacavam-se já “O Silêncio dos Inocentes”, de 1991 e ainda “Panic Room” de 2002.

O Primeiro Encontro (2016)

Uma das grandes obras de ficção científica da última década, “Arrival” conta com realização de Denis Villeneuve e com a grande Amy Adams como protagonista. Nesta obra repleta de suspense, o planeta terra é invadido por uma espécie alienígena e, contra todas as expectativas, a esperança da humanidade vai depender da habilidade de uma linguística para estabelecer contacto.
Por este seu papel marcante, Amy Adams foi nomeada a Melhor Atriz nos Prémios Saturno, nos britânicos BAFTA, nos Critics Choice Awards, Golden Globes, entre tantas outras premiações. Para casa levou a distinção de Melhor Atriz na National Board of Review ou ainda essa mesma premiação no Palm Springs International Film Festival.

Neste festival icónico e bastante importante para a temporada de prémios, foi dito que a atriz “sempre se desafiou com papéis complexos, o que é reforçado neste seu projeto mais recente”.

Underword: O Despertar (2012)

O “Especial Guerreiras” do AXN Movies, programado a 8 de março, Dia Internacional da Mulher, fecha em dose dupla com duas oportunidades de entrar no mundo de “Underworld” (“O Despertar” e “A Revolta”). A encabeçar este franchise sobrenatural contamos com Kate Beckinsale, uma atriz para sempre associada ao fantástico e sobrenatural no cinema e no século XXI.
“O Despertar” é um thriller de ação, o qual vê uma vez mais a humanidade em confronto contra a raça vampira. Aqui, Beckinsale protagoniza, sendo Selene uma figura fora da norma e icónica no seu trajeto como atriz.


Beckinsale regressa aqui ao seu papel seis anos depois de se ter afastado do franchise, para grande prazer dos fãs, que a veem como força motriz do conjunto de filmes.
Pela primeira vez na história do franchise, Selena não “se limita” a enfrentar vampiros e lobisomens, deparando-se também com humanos, os quais sabem agora que as duas raças existem e passam a caçá-las ativamente.


A 8 de março de 2025, a partir das 21h55, celebramos o Dia Internacional da Mulher com uma programação repleta de protagonistas no feminino.