Uma vez mais, o AXN Movies propõe um grande especial de cinema ao longo de todo mês, sempre de segunda a sexta. Em setembro de 2023, e a partir do dia 4 pelas 21h10, será possível ver grandes filmes baseados em narrativas verídicas.
Apresentamos todos os filmes a programar no ciclo e destacamos ainda alguns dos nossos favoritos:
Gangue em Campo (4 de setembro)
O Primeiro Homem na Lua (5 de setembro)
Comprámos um Zoo! (6 de setembro)
Effie Gray (7 de setembro)
Um Amigo Extraordinário (8 de setembro)
Quase Famosos (11 de setembro)
Um Sonho Possível (12 de setembro)
Bird – Fim do Sonho (13 de setembro)
Vice (14 de setembro)
No Coração do Mar (15 de setembro)
A Última Aventura de Robin Hood (18 de setembro)
O Meu Amigo Dahmer (19 de setembro)
O Segredo de Rachel (20 de setembro)
O Bom Pastor (21 de setembro)
O Nosso Milagre (22 de setembro)
O Jardim Da Esperança (25 de setembro)
Jersey Boys (26 de setembro)
O Prodígio (27 de setembro)
The Post (28 de setembro)
Gangster Americano (29 de setembro)
Entre estas grandes obras em destaque, aqui ficam algumas das nossas favoritas (e o porquê):
Comprámos um Zoo de Cameron Crowe – dia 6 de setembro às 21h10
Baseado em factos verídicos, este filme conta-nos uma história inspiradora, repleta de emoções fortes, comédia e romance, em que Benjamin Mee, pai de duas crianças, decide mudar de vida, embarcando numa aventura em torno da reabilitação de um Zoo.
Uma história emocionante e apropriada para toda a família, “Comprámos um Voo” vale também pelas prestações de Matt Damon e Scarlett Johansson, protagonistas de topo.
Vice de Adam McKay – dia 14 de setembro às 21h10
Este filme acompanha o percurso de Dick Cheney, desde a época em que era um operário no Texas até se tornar no homem mais poderoso do planeta, depois de, sob orientação da sua mulher, ascender ao cargo de Vice-Presidente dos EUA, redefinindo para sempre o país e o mundo.
A obra destacou-se nos Óscares com 8 nomeações a estatuetas douradas e até uma vitória para a incrível maquilhagem e penteados, com destaque para a caracterização do protagonista Christian Bale, que desaparece totalmente no papel de Dick.
O ator operou mais uma das suas surpreendentes transformações físicas e criou uma personagem (baseada numa pessoa real) inteiramente distinta de todas as que representou no passado. Foi, com justiça, também ele nomeado ao Óscar e a muitos outros prémios.
O Meu Amigo Dahmer de Marc Meyers – dia 20 de setembro às 21h10
“O Meu Amigo Dahmer” merece ser destacado, como uma longa-metragem que retrata, de forma inteiramente distinta, a figura Jeffrey Dahmer.
Algo pouco usual e louvável, “My Friend Dahmer” apresenta-nos não “o monstro” de Dahmer, mas uma prequela da vida deste jovem com uma infância difícil que se viria a tornar num dos mais infames serial killers. Esta obra foi inclusive, entre outras distinções, nomeado para Melhor Filme no prestigiado Sitges – Catalonian International Film Festival, aqui na Península Ibérica e também teve direito a exibição lisboeta no Motelx.
Jersey Boys de Clint Eastwood – dia 26 de setembro às 21h10
Clint Eastwood é provavelmente um dos autores mais prolíficos de sempre na indústria de Hollywood. Na casa dos 90 e ainda a produzir trabalho, o seu começo pode ter sido como ator em Westerns mas hoje em dia conhecemo-lo maioritariamente através do seu trabalho no campo da realização.
“Jersey Boys” escapa um pouco da sua habitual lógica de narrativas emocionantes onde forças contrastantes se aproximam, tratando-se de uma semi-biografia musical repleta de vida e que recupera a carreira do cantor Frankie Valli e a sua banda, os Fours Seasons. O realizador não quis escolher atores muito conhecidos, mas antes estrelas da Broadway que pudessem brilhar na parte vocal, o que enriquece ainda mais o filme.
Gangster Americano de Ridley Scott – dia 29 de setembro às 21h10
Por fim, o último filme a exibir neste ciclo “Gangster Americano”, trata-se de um pesado drama criminal baseado em eventos da vida real. Aqui, um polícia de Nova Iorque que não se integra na sua comunidade tenta derrubar um grande senhor da droga do Harlem.
Para além de contar com a realização do icónico Ridley Scott (“Alien”, “Gladiador”), o filme beneficia com a presença de grandes intérpretes nos papéis centrais, como Russel Crowe e Denzel Washington.