As adaptações literárias ao grande ecrã influenciam, de forma significativa, a produção cinematográfica de Hollywood e além fronteiras. Nesta Páscoa, a Semana Santa vê-se repleta de exemplos nobres destes processos de adaptação com o ‘Especial do Papel para o Ecrã’, que decorre entre 11 e 15 de abril. De Jane Austen a Nicholas Sparks, há adaptações para todo o tipo de românticos!
Entre os dias 11 e 15 de abril de 2022, o AXN White centra a sua programação cinematográfica numa lista de adaptações bem-sucedidas, exibindo, neste ‘Do Papel para o Ecrã’, três narrativas criadas a partir dos mundos de Jane Austen, novelista do século XIX e outras duas baseadas em obras do autor Nicholas Sparks (nosso contemporâneo de 56 anos de idade). Exploramos um pouco do processo de adaptação destas obras literárias para o cinema.
Adaptações de Jane Austen:
– Amor & Amizade (11 de abril às 22h19 ) – “Amor e Amizade”, no original “Love & Friendship” é uma das mais recentes interpretações de obras de Jane Austen (no total, seis livros de Jane Austen foram adaptados, múltiplas vezes, ao cinema). O filme baseia-se na novela “Lady Susan” e é aqui adaptada pelo conceituado realizador norte-americano indie Whit Stillman (“The Last Days of Disco”). Nesta história, a bela viúva Susan Vernon instala-se na residência de campo dos seus sogros e por lá procura um par perfeito para a sua filha Frederica e também um para si própria. Este filme de época foi curiosamente criado em apenas 26 dias e é a primeiríssima adaptação de “Lady Susana” ao cinema. O romance foi publicado pela primeira vez em 1971. A longa-metragem viria a tornar-se a mais lucrativa de sempre da carreira de Stillman, um realizador conhecido pelo seu trabalho independente.
– Orgulho e Preconceito (12 de abril às 22h15) – Neste clássico inegável, provavelmente a obra de Jane Austen mais conhecida, a chegada do rico Sr. Darcy provoca entusiasmo no seio da família Bennet. A Senhora Bennet está certa que uma das suas filhas conseguirá conquistar o jovem aristocrata. Lizzie, a sua segunda filha mais velha, depressa toma Darcy por presunçoso e pouco digno. No total, estima-se que perto de 20 filmes tenham sido baseados neste romance originalmente publicado em 1813. Todavia, foi em 2005 que Joe Wright assinou, com Keira Knightley no papel de Lizzie Bennet, a mais conhecida adaptação de sempre deste livro. O filme foi nomeado a quatro Óscares, incluindo para Knightley no papel da mais icónica Elizabeth Bennet do século XXI.
– Sensibilidade e Bom Senso (13 de abril às 22h30) – Na Inglaterra do Século XIX, duas irmãs muito diferentes – uma toda emoção, a outra toda racionalidade – enfrentam em conjunto muitas das provações da vida. Depois do pai morrer, as jovens mudam-se para o campo e é aí que vão viver histórias de amor inesperadas. Com uma estrutura narrativa bastante próxima à de “Orgulho e Preconceito”, “Sensibilidade e Bom Senso” (“Sense and Sensibility”, publicado em 1811) é o outro romance mais conhecido de Austen. A adaptação de 1995 é a mais conhecida, escrita e protagonizada por Emma Thompson e realizada por Ang Lee (“O Tigre e o Dragão”). Em 1996, Thompson venceu o Óscar por este seu Argumento Adaptado e, já tendo previamente vencido um Óscar de representação, tornou-se a primeira pessoa a vencer Óscares tanto por representação como por escrita.
Adaptações de Nicholas Sparks:
– Um Homem Com Sorte (14 de abril às 22h15) – os serões da Semana Santa continuam com obras que adaptam as palavras escritas por Nicholas Sparks, um dos mais famosos romancistas da atualidade. “Um Homem Com Sorte”, filme lançado em 2012, conta com Zac Efron (“High School Musical”) e Taylor Schilling (“Orange is the New Black”) nos papéis centrais e conta a história de um Sargento da Marinha Americana que, depois de regressar do Iraque, faz tudo para encontrar o seu anjo da guarda – uma mulher que desconhece. Munido apenas de uma fotografia, procura a mulher que acredita tê-lo mantido vivo durante o conflito armado. O filme baseia-se num romance lançado não muito tempo antes, em 2008, o qual contava com o mesmo nome. Esta foi a sétima adaptação de um livro escrito por Sparks.
– O Diário da Nossa Paixão (15 de abril às 21h25) – sem dúvida o mais icónico e reconhecido filme baseado num livro de Nicholas Sparks, “The Notebook” tornou-se rapidamente num dos romances mais populares da história do cinema, reunindo consenso por parte do público e crítica. Neste filme realizado por Nick Cassavetes (“Para a Minha Irmã”), munido de uma fotografia bela e cenários idílicos, Rachel McAdams (“Mean Girls”) e Ryan Gosling (“Crazy, Stupid, Love”) protagonizam a história atemporal de uma jovem de classe alta e um jovem da classe trabalhadora que se apaixonam contra as expectativas de todos. Este romance agridoce, lançado por Sparks em 1996 e adaptado ao cinema em 2004, conta a história eterna de Allie e Noah, a qual na realidade se baseia no romance dos avós da ex-mulher de Nicholas, Cathy Sparks, os quais estiveram casados durante 60 anos.
O ‘Especial do Papel para o Ecrã’ marca a agenda do AXN White entre segunda-feira, 11 de abril, e Sexta-feira Santa, 15 de abril.