No dia 25 de abril não nos esquecemos da importância da Revolução dos Cravos para a formação do Portugal contemporâneo que conhecemos.
Todavia, em vez de narrativas históricas, o nosso Especial Dia da Liberdade propõe antes uma divertida seleção de comédias irreverentes para um feriado em altas:
Chefes Intragáveis 2 pelas 09h00 “Chefes Intragáveis” é uma divertida saga que toca numa temática transversal à grande esmagadora maioria dos humanos em idade adulta – a trama dramática infinita que podem ser chefes intragáveis.
Nesta história, em que um grupo de amigos decide deixar de aturar chefes impossíveis, Nick (Jason Bateman, “Juno”),Dale (Charlie Day,”It’s Always Sunny in Philadelphia”) e Kurt (Jason Sudeikis, “Ted Lasso”) decidem começar o seu próprio negócio, mas eis que manter o controlo da sua empresa se vai revelar mais difícil do que esperado. De investigadores mal intencionados a raptos mal planeados, esta é uma comédia negra com um elenco de luxo, que inclui nomes como o sempre versátil Jamie Foxx (“Django Libertado”), Jennifer Aniston (“Friends”) ou ainda Chris Pine (“Wonder Woman”). Este franchise destaca-se por conseguir concentrar, num mesmo elenco, inúmeros astros com papéis transversais, da comédia ao drama.
Virgem aos 40 pelas 10h55 De seguida, no AXN Movies, será possível ver “Virgem aos 40 Anos”, uma comédia escrita por Steve Carrell e Judd Apatow e realizada pelo segundo. Lançada em 2005, esta narrativa cómica acerca de um homem de 40 anos em busca de perder a virgindade catapultou Steve Carell para uma fama tremenda que dura até hoje, e tudo começou aqui.
Mr. Deeds pelas 12h50 Pela hora do almoço, no dia 25 de abril, podemos ver “Mr. Deeds”, uma comédia romântica lançada em 2002 e protagonizada por Adam Sandler e Winona Ryder. Esta é a história de um homem simples, habitante de uma pequena cidade, que herda, surpreendentemente, o controlo de um grande grupo média. Recusando-se a lutar de forma desleal, o nosso protagonista começa a fazer negócios seguindo os seus valores. Uma narrativa repleta de boas lições e indicada para toda a família, “Mr. Deeds” reflete, na perfeição, um período no tempo em que a esmagadora maioria das comédias de sucesso eram protagonizadas por Sandler. Deuce Bigalow:
Um Gigolo na Europa pelas 14h20 Também no início dos anos 2000, outro nome fazia furor no género da comédia, Rob Schneider. Ora, Deuce Bigalow, um gigolô de segunda, é precisamente um dos seus papéis mais icónicos. Nesta aventura, Deuce viaja até à Europa, mais precisamente até aos Países Baixos, onde descobre que gigolôs se encontram a ser assassinados em Amesterdão. Aqui, nesta comédia apatetada mas muito afamada no arranque do milénio, Deuce terá de resolver o mistério em mãos. O
Grande Lebowski pelas 15h40 Da parvoíce total para a parvoíce moderada, “O Grande Leboswki” tornou-se, desde a sua estreia em 1998, num verdadeiro ícone cinematográfico. Realizado e escrito pelos irmãos Coen, o filme acompanha uma das mais icónicas personagens da história do cinema, e certamente uma das mais partilhadas em memes da internet, o Jeff “The Dude” Lebowski de Jeff Bridges. Nesta história emblemática, o protagonista é confundido por um milionário com o mesmo nome, e acaba por se ver arrastado para um conjunto de confusões inimagináveis.
Professora Baldas pelas 17h35 Pela tarde poderemos ver “Professora Baldas”, a história de uma professora dedicada a fazer o mínimo possível e que tem comportamentos muito pouco recomendáveis. Uma heroína de comédia romântica durante muitos anos, este papel mostrou um lado mais arrojado da representação da sempre agradável Cameron Diaz, tornado-se assim emblemático no decurso da sua longa carreira em Hollywood.
Hitch – A Cura Para o Homem Comum pelas 19h10 Will Smith já interpretou todo o tipo de papéis no cinema, de herói de ação a pai dedicado, passando por anti-herói ou protagonista romântico. “Hitch” (2005) é um excelente exemplo da sua versatilidade, narrando a história de um charmoso “médico dos encontros”, um sujeito que valoriza em muito o seu anonimato e o seu estatuto de lenda. Claro que tudo muda quando conhece, finalmente, a sua cara metade.
Pai Infernal pelas 21h10 Uma longa-metragem lançada em 2012, acerca de um pai adolescente que criou um filhou sozinho até ao seu 18º aniversário, e que depois de uma longa ausência, regressa à vida do seu filho mesmo a tempo de o ver casar-se. E o que torna “Pai Infernal” icónico? Ora, a dupla de intérpretes centrais, com Adam Sandler no papel do pai e Andy Samberg como filho. Uma dupla que representa duas gerações de comédia, não tivessem Sandler e Samberg integrado o elenco do famoso programa de sketches “Saturday Night Live”, onde ambos atingiram popularidade junto do grande público.
Segurança Nacional pelas 23h05 O Especial Dia da Liberdade no AXN Movies despede-se com “Segurança Social”, uma comédia de ação célebre, acerca de dois guardas que procuram desmantelar uma rede criminal. O “buddy cop comedy”, o tipo de história acerca de agentes da autoridade com personalidades que chocam, unidos pela amizade e pelo sentido de missão, é um género muito popular no cinema norte-americano e que se vê reforçado por este filme de 2003.