A 23 de julho de 2014, há 9 anos atrás, comemorou-se pela primeira vez o Dia Internacional do Batman, uma das mais icónicas figuras da banda desenhada, tv e cinema, e sem dúvida a criação mais icónica da DC Comics.
Neste mesmo dia, passados 9 anos, o AXN prepara uma maratona, muito especial, a partir das 15h20, repleta de algumas das mais célebres representações do Cavaleiro das Trevas de Gotham no cinema.
Que filmes vamos ver a 23 de julho de 2023?
No dia 23, a maratona de Batman irá recair sobre os filmes criados entre os finais dos anos 80 e o início dos anos 90: “Batman” (1989 – realizado por Tim Burton); “Batman Regressa” (1992 – também assinado por Tim Burton) e ainda “Batman e Robin” (1997 – de Joel Schumacher).
Os primeiros dois filmes, realizados por Tim Burton, contam com alguns dos intérpretes mais icónicos deste universo, nomeadamente Michael Keaton como Batman, Jack Nicholson como o Joker ou ainda Michelle Pfeiffer como Catwoman.
Já no mais controverso “Batman e Robin”, George Clooney é Batman/ Bruce Wayne, Chris O’Donnell é Robin, Uma Thurman é Poison Ivy e Alicia Silverstone é a Batgirl.
10 curiosidade sobre o universo Batman destes filmes
1- Foi oferecido a Robin Williams o papel de Joker quando Jack Nicholson hesitou, o qual Williams chegou a aceitar. Todavia, Nicholson mudou de ideias e aceitou o papel. Este tornou-se um dos favoritos da sua longa carreira, para Nicholson e para o público.
2 – Michael Keaton não conseguia ouvir enquanto usava o fato de Batman. De acordo com o ator, a sua claustrofobia ajudou-o a entrar na personagem.
3 – Nos EUA, o “Batman” de Tim Burton foi o filme mais lucrativo de 1989. À escala mundial, ficou em segundo lugar apenas atrás do então mais recente capítulo de Indiana Jones.
4 – Foi Keaton que criou a famosa frase “I’m Batman”. No guião, originalmente lia-se “I am the night”.
5 – Tim Burton e Michael Keaton não conheciam/ liam as bandas desenhadas do Batman antes desta produção.
6 – “Batman” foi lançado no ano em que a personagem original fazia 50 anos.
7 – Na altura da produção de “Batman Regressa”, 50% dos estúdios da Warner Bros. estavam ocupados com sets de Gotham.
8 – Em “Batman Regressa”, Danny DeVito interpreta o famoso vilão Pinguim recorrendo ao “method acting”, ficando em personagens entre takes.
9- Uma vez mais, em “Batman Regressa”, DeVito dispensou a utilização de um duplo na cena em que Pinguim é atacado com comida podre por uma multidão enfurecida.
10 – No filme “Batman e Robin”, Bruce Wayne está coxo a certa altura. Isto porque George Clooney aleijou a perna a jogar basquetebol e até teve de ter uma perna do batsuit removido para poder usar gesso.