Passaram já 50 anos desde o 25 de abril e o AXN comemora este Dia da Liberdade com um especial de cinema único.
É com o cinema de Ridley Scott, realizador icónico em géneros distintos da ficção científica ao drama de época épico, que o AXN fará a sua celebração da Revolução dos Cravos.
A 25 de abril, o especial de cinema começa pelas 17h00 e apresenta quatro longas-metragens de referência:
1 – Exodus: Deuses e Reis (17h00) – “Exodus” acaba por nos mostrar aquela que é a génese do trabalho deste realizador britânico. Ridley Scott é um apaixonado por filmes de grande escala e épicos. Nesta obra de 2014 encabeçada por Christian Bale somos testemunhas de uma obra realmente maior-que-a vida, a história bíblica de Moisés, que se revolta contra o Faraó do Egipto e liberta milhares de escravos das pragas temíveis que assolam a região.
A obra parte de histórias religiosas ancestrais e dá-lhes uma nova roupagem, munida de efeitos visuais estonteantes. Com Ridley Scott, estes episódios tornam-se ainda mais monumentais.
2 – Perdido em Marte às 19h40 – “Perdido em Marte” é uma espécie de épico intimista. Encontramo-nos no espaço, mais precisamente em Marte, onde o astronauta Mark Watney (Matt Damon) foi deixado para trás durante uma tempestade de areia e dado por morto. Mas eis que a sua resiliência faz com que consiga o impensável: sobreviver num ambiente inóspito e aprender a florescer nele.
Esta história de resiliência é, sem dúvida, uma das obras mais completas e aclamadas dos últimos anos da carreira de Ridley Scott. Em parte devido à prestação exímia de Damon, mas também devido ao otimismo extremo que o argumento garante ao público. A obra foi nomeada a sete Oscars, entre eles Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Argumento Adaptado.
3 – Alien: Covenant às 22h00 – A saga “Alien” figura no topo da lista dos filmes mais impressionantes da carreira do camaleónico Ridley Scott.
Em 2017, voltou a este universo com “Alien: Covenant” – a sequela da prequela “Prometheus” (lançada em 2012). E embora aqui estejamos no passado, antes dos eventos da saga “Alien”, a construção do mundo acaba por nos levar para um território bastante familiar e bem-vindo.
O filme de ação desenrola-se no ano 2093, com a nave “Prometheus” e a sua equipa de cientistas em busca dos criadores da Humanidade. Acontece que o segredo da criação acaba aqui por se revelar também a potencial chave para o fim da raça humana…
Se pensarmos em “Alien: Covenant” como parte do universo alargado do franchise, este conta-se como o 8 filme do mundo (tendo em consideração spin offs e obras não realizadas por Scott). Vale sempre a pena voltar!
4 – Todo o Dinheiro do Mundo às 00h15 – Após grandes obras fundadoras da ficção científica e de uma fantasia bíblica, este especial 25 de Abril no AXN termina com uma história mais sóbria, também ela realizada por Ridley Scott.
Desta vez sem fantástico ou criaturas bíblicas, “All the Money in the World”, com as estrelas premiadas Michelle Williams, Christopher Plummer e Mark Wahlberg, trata-se de um drama biográfico de prestígio sobre o rapto do adolescente John Paul Getty III a gigante batalha travada pela sua mãe para convencer o seu avó bilionário a pagar o resgate. A longa-metragem narra uma história verídica com particular emotividade e resposta crítica positiva.
Aos 88, e com a sua prestação marcante, Christopher Plummer tornou-se, em 2018, o nomeado mais velho numa categoria de representação dos Óscares. Foi indicado na categoria de Melhor Ator Secundário.