De 20 a 22 de fevereiro de 2023, todas as manhãs, no AXN Movies, a partir das 08h00, começam na companhia dos melhores filmes de animação – que passamos a apresentar e examinar.
20 DE FEVEREIRO – HOTEL TRANSILVÂNIA 1, 2 E 3 (2012, 2015, 2018)
Apesar de serem separados por quase uma década, o primeiro filme e o terceiro de “Hotel Transilvânia” têm muito que os une – não fossem as famílias sobrenaturais particularmente pouco dadas a envelhecer. Ao longo dos anos, “Hotel Transilvânia” tem feito as delícias de toda a família, tornando vilões em heróis – do Conde Drácula a Frankenstein.
Esta é a história de uma família invulgar, que começa, em 2012, com o aniversário da filha do Conde Drácula, Mavis, que se apaixona por um humano chamado Johnny. Quanto a Drácula, gere um resort para criaturas sobrenaturais fora do olhar do mundo humano, e torna-se particularmente protetor quando um rapaz humano entra no seu paraíso recluso.
A animação de Hotel Transilvânia: O animador russo Genndy Tartakovsky é um gigante referência na área, com trabalhos aclamados como as séries “Primal” ou “Star Wars: Clone Wars”, ou antes de mais, conhecido por criar a série de sucesso “O Laboratório de Dexter”, do Cartoon Network.
“Hotel Transilvânia” marca a primeira incursão de Tartakovsky no campo da realização de longas-metragens. E quanto à animação do filme, trata-se logicamente de animação realizada a computador, mas Genndy Tartakovsky insistiu que toda a obra fosse atravessada por uma
sensibilidade 2D.
21 DE FEVEREIRO – O PEQUENO STUART LITTLE 1 (1999) E 2 (2002) E OS SMURFS 1 (2011) E 2 (2013)
“O Pequeno Stuart Little” é um clássico da viragem do milénio, numa saga bem conhecida do grande público e que adopta uma abordagem clássica e muito habitual nesta altura, a de combinar animação com imagem real.
Nesta aventura familiar inegável do início dos a nos 2000, a família Little adota um encantador pequeno rato chamado Stuart, mas não é que o gato dos Little se quer livrar do pequenote?
Uma anomalia no mundo do cinema, esta aventura familiar enternecedora foi co-escrita pelo realizador de filmes como “O Sexto Sentido”, “Sinais” ou “A Vila” – M. Night Shyamalan.
A animação inovadora de Stuart Little
E assinalando também um marco histórico, “Stuart Little” foi o primeiro filme da Columbia a apresentar um mix entre animação e imagem real. No ano de 2000, a primeira narrativa, lançada em 1999, recebeu uma nomeação para o Óscar de Melhores Efeitos Visuais.
Um clássico reinventado – Os Smurfs (2011)
“Os Smurfs” é um absoluto clássico no mundo da cultura popular, com a primeira série animada estreada na década de 60 e com bandas-desenhadas originais lançadas no final dos anos 50.
Em 2011, Hollywood criou uma nova versão desta história clássica sobre pequenos seres azuis, numa interpretação que casa a animação e imagem real. Para criar a textura da pele dos Smurfs, os animadores da Sony Pictures estudaram a coloração e textura da pele humana. Era muito importante, para a equipa, que os Smurfs não parecessem “aliens” no mundo da imagem real.
Este foi o primeiro híbrido entre animação e imagem real lançado pelo estúdio.
22 DE FEVEREIRO – OS MARRETAS NO ESPAÇO (1999)
Mais um clássico inegável neste ciclo “Anima a Tua Realidade”, “Muppets From Space” é uma comédia de aventura protagonizada pelos marretas e que os leva para o espaço.
Animar marionetas no espaço: O sexto filme no universo dos Marretas, e o último a ser lançado nos cinemas até à narrativa de 2011, continuou a tradição de desenvolvimento tecnológico de marionetas que se havia iniciado com “A Rua Sésamo”.
Neste filme de 1999, as hastes ou mangas de braços das marionetas foram escondidas com a ajuda de efeitos digitais, para que as personagens pudessem parecer mais autónomas. Daí para a frente, esta técnica foi frequentemente utilizada.
22 DE FEVEREIRO – SHERLOCK GNOMES (2018)
Neste filme de 2018, Gnomeo e Juliet, dois anões de jardim, pedem ajuda ao reputado Sherlock Gnomes para descobrir porque é que as suas decorações de jardim estão a desaparecer.
Um projeto de grande envergadura: Durante a produção deste “Sherlock Gnomes”, chegaram a estar entre 80 a 100 animadores a trabalhar neste projeto. Ao fim de contas, esta foi a primeira produção da Paramount Animation criada inteiramente com recurso a animação CGI. Esta é uma sequela de Gnomeo & Juliet, de 2011.
22 DE FEVEREIRO – LORAX (2012)
Com um elenco original com vozes de astros como Zac Efron, Taylor Swift, Danny DeVito ou Betty White, “Lorax” é uma adaptação cinematográfica de uma história clássica de Dr. Seuss do mesmo nome, na qual um defensor da floresta tem de impedir que esta seja destruída em troca de dinheiro.
Animar Dr. Seuss: Este foi o primeiro filme da Illumination (criadores dos filmes do “Gru”) a estrear em 3D IMAX e também a primeira história baseada nas narrativas de Seuss a ser estreada em 3D.
22 DE FEVEREIRO – EMOJI: O FILME (2017)
Nesta comédia animada para a geração dos Smartphones, Gene, um emoji com muitas expressões, começa uma jornada para se tornar um emoji normal.
Animação em série: De acordo com T.J Miller, esta foi a produção animada mais rapidamente concluída em toda a história do cinema.