Columbia Pictures celebra 100 anos de existência, sendo este um dos estúdios de Hollywood com maior longevidade.
O AXN Movies vai celebrar este marco com vários ciclos de cinema, nomeadamente “Columbia 100 Years: Realizado Por Elas”, uma breve retrospectiva das grandes obras realizadas por mulheres – a descobrir todas as sextas-feiras, às 21h10:
3 de maio com “Julie & Julia” de Nora Ephron – A grande escritora, argumentista, produtora e realizadora Nora Ephron deixou-nos precocemente em 2012, depois de uma batalha com a leucemia. O legado que deixa no género da comédia e do romance é notável, inegável, e “Julie & Julia”, com deliciosas prestações centrais por Meryl Streep e Amy Adams é um bom exemplo do seu trabalho.
A narrativa, baseada na obra da “homemaker” afamada Julia Child, é na realidade a adaptação de dois livros e uma maratona em culinária, sentimentos positivos e perseverança. A própria Nora Ephron escreveu um livro de receitas e sempre valorizou bastante a representação de cozinhas alegres e criativas.
10 de maio com “Marie Antoinette” de Sofia Coppola – Marie Antoinette, que perdeu a cabeça na guilhotina durante a revolução francesa, é uma figura histórica controversa, mas Coppola consegue representá.la com muita graça, dignidade e sem dúvida através de uma lente menos limitada. Pinta-a como uma jovem assustada, arrastada do seu país para se casar com um estranho noutro país, e que se refugia depois num mundo próprio e fantasioso que tem muito pouco a ver com política. Este é um dos trabalhos mais controversos mas também mais ambiciosos da realizadora norte-americana, uma figura de referência desde o início da sua carreira, não fosse filha do grande Francis Ford Coppola.
17 de maio com “As Duas Faces do Espelho” de Barbra Streisand – Ora, Barbra Streisand pode não significar muito para as gerações mais jovens, mas não deixa de ser um ícone inegável para inúmeros milhões. Para além de uma das cantoras mais galardoadas e talentosas do século XX, Streisand é também uma grande atriz e até realizadora.
Para além de protagonizar este “As Duas Faces do Espelho”, e compor para o filme uma banda sonora nomeada ao Óscar, é ainda uma realizadora firme nesta que foi a sua terceira (bem-sucedida) tentativa neste papel.
24 de maio com “Across the Universe” de Julie Taymor – Um filme musical com toques de fantasia, mesmo muito romântico e uma homenagem aos Beatles em estilo de Jukebox, “Across the Universe” é uma obra bela, muito estilizada, e que atenção, foi muito elogiada por Ringo Starr, Yoko Ono, Paul McCartney e Olivia harrison na altura da estreia.
Taymor, a realizadora, tem outros créditos muito importantes na filmografia, como “Frida” e “Titus”.
31 de maio com “Punisher 2 – Zona de Guerra” de Lexi Alexander – Esta seleção cinematográfica, toda ela realizada por mulheres para a Columbia Pictures, para ver no AXN Movies, fecha com “Punisher 2”, porque as realizadoras não se ocupam só de romance e filmes musicais (nem perto disso). Aliás, Lexi Alexander, realizadora deste capítulo da saga “Punisher”, já realizou vários filmes e séries de ação como “Rebeldes do Bairro”, “Arrow” ou um episódio da versão televisiva de “Taken”.