Em 2021, o AXN Movies arrancou com uma nova tradição – todos os últimos domingos do mês são a altura perfeita para exibir um filme português de sucesso. Em 2022, esta programação continua e a 30 de janeiro, pelas 21h10, exibe-se “O Cônsul de Bordéus”, uma obra inicialmente lançada nos cinemas em 2011.
Qual é a história de O Cônsul de Bordéus (2011)?
“O Cônsul de Bordéus”, drama de época originalmente lançado em 2011, apresenta a história muito real e inspiradora de um dos mais notáveis portugueses do século XX – Aristides de Sousa Mendes, um homem que emitiu mais de 30.000 vistos que permitiram passagem segura até Portugal durante a Segunda Grande Guerra. Um terço destes vistos foram emitidos a judeus, cujas vidas foram salvas por este ato de coragem.
Na vida real, em 2021 decorreu uma campanha para mover o esqueleto de Aristides de Sousa Mendes para o Panteão Nacional, feito alcançado em outubro do ano passado. Não é causa para menos, Aristides desrespeitou ordens diretas por parte de Hitler e, como Cônsul de Portugal em França, salvou milhares de pessoas da perseguição do regime Nazi.
Esta produção cinematográfica retrata a vida e acima de tudo o trabalho deste que é o grande herói português do último século, e cuja história é recordada nesta co-produção entre Portugal, Bélgica e Espanha.
The Consul of Bordeaux ou a luta histórica com exposição internacional
Sem grande espanto, “O Cônsul de Bordéus” atraiu as atenções da comunidade judaica, tendo tido a sua primeira exibição cinematográfica em Israel, a 12 de setembro de 2011. Posteriormente o filme viria a estrear em solo português, apenas em 2012, e em 2013 chegou a vários festivais canadianos que celebram o cinema feito na União Europeia, tais como o Toronto European Union Film Festival ou o Vancouver European Union Film Festival.
A exibição comercial levou o filme a diversos outros países, através dos continentes, como Bulgária, França, Alemanha, Holanda, Polónia, Espanha ou até Estados Unidos da América.
As distinções a nível nacional
Os louvores multiplicaram-se no que diz respeito a esta obra, nomeada em 2013 para seis prémios da Academia Portuguesa de Cinema – os Sophia – incluindo Melhor Argumento, Melhor Realização e Melhor Ator para Vítor Norte na pele de Aristides de Sousa Mendes.
O filme destacou-se ainda noutras premiações a nível nacional, como os CinEuphoria ou o Festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, onde a obra recebeu a notável distinção de Prémio do Público para Melhor Filme.
“O Cônsul de Bordéus” chega ao AXN a 30 de janeiro de 2022, domingo, e apresenta a história de um dos maiores heróis portugueses de todos os tempos.