Uma tradição já imperdível no AXN Movies é a exibição do ciclo “Cinema à Portuguesa” no último domingo de cada mês. Em fevereiro de 2023, o mês fecha, neste canal, no dia 26 de fevereiro, pelas 21h10, com a exibição de “Capitão Falcão”.
Esta trata-se de uma história distinta de tudo o mais encontrado na ficção nacional, sendo esta a narrativa fora de série do primeiro super-herói português – um ultra-nacionalista, defensor de Salazar. Como não?
A irónica narrativa fascista anti-fascista teve um longo percurso antes de chegar a esta exibição no AXN Movies, a qual procuramos aqui recuperar.
De que trata Capitão Falcão?
Como deixámos já adivinhar, “Capitão Falcão” é uma narrativa de ação e aventura que desenha uma paródia ao Estado Novo, imaginando que este regime ditatorial havia tido o seu próprio guardião pessoal.
A história passa-se em 1960 e, incumbido por Salazar, o Capitão Falcão terá de lutar contra os comunistas e proteger o regime do Estado Novo.
Este foi o primeiro filme assinado por João Leitão, o qual contou com Gonçalo Waddington no papel principal de Capitão Falcão e com David Chan como o seu ‘sidekick’, o Puto Perdiz.
O filme começou por ser uma série de televisão, inclusive com um piloto concluído, e que foi apresentado no painel de “Capitão Falcão” na Comic Con Portugal em 2014. Todavia, a série nunca chegou a bom porto, ao contrário do filme, que em 2015 estreou nas salas de cinema nacionais.
A recepção e distribuição do filme
“Capitão Falcão” é uma longa-metragem invulgar, pautada pelo seu humor arrojado e que, portanto, estará sempre fadada a não agradar a toda a gente.
Não obstante, este filme foi um sucesso no circuito nacional, altamente nomeado para várias premiações nacionais, mais notavelmente indicado a 10 prémios da Academia de Cinema Portuguesa. Levou um total de seis estatuetas para casa, inclusive para Melhor Argumento, mais que merecido.
A obra foi também premiada no Festival de Cinema Português, Caminhos do Cinema Português, onde venceu um prémio atribuído ao seu Design de Produção fora de série.
Nas bilheteiras, fez cerca de 100 mil dólares, com direito a estreia internacional em locais como o Reino Unido, os Estados Unidos da América, ou ainda a Rússia. Em inglês, foi distribuído com o nome “The Portuguese Falcon”. Posteriormente, como é hábito em Portugal, esta história da autoria de Nuria Leon Bernardo e João Leitão, foi redistribuída no formato de uma mini-série RTP.
Agora, chega ao AXN Movies em fevereiro de 2023 como a grande narrativa de “Cinema à Portuguesa” que é!