Todos os meses, a programação de luxo “Cinema Crush“ traz até ao AXN White os melhores romances do cinema. Entre os dias 5 e 26 de setembro, correspondentes às noites de domingo do mês, a partir das 21h25, é altura para sonhar com as melhores obras de Hollywood. Aqui ficam algumas curiosidades para abrir o apetite!
5 DE SETEMBRO ÀS 21H25 – ELIZABETH: A IDADE DE OURO (2007)
Nesta obra britânica, que conta com a assinatura de Shekhar Kapur (“Elizabeth”), Cate Blanchett está de regresso ao papel da “Rainha Virgem”. Acompanhando uma Rainha mais madura, mas não menos impiedosa, somos testemunhas das várias crises sentidas ao longo do seu reinado, entre intrigas de corte e até uma conspiração de assassinato. As traições multiplicam-se, vindas de locais e intervenientes inesperados, e Elizabeth luta para conseguir equilibrar todos os seus deveres reais enquanto mantém uma paixão secreta por sir Walter Raleigh (Clive Owen).
A longa-metragem valeu a Blanchett uma nomeação ao Óscar, bem como a diversos outros prémios. Na cerimónia de 2008, levou a Estatueta Dourada para Melhor Guarda-Roupa pela sua excêntrica representação de época.
Curiosidades acerca de “Elizabeth: A Idade de Ouro”:
– Com esta nomeação ao Óscar de Melhor Atriz, Cate Blanchett tornou-se a primeira atriz nomeada a diversos Óscares por representar a mesma personagem.
– Clive Owen abraçou com entusiasmo a hipótese de participar nesta obra, uma vez que foi um grande fã do primeiro filme – “Elizabeth” (1998).
– A palete de cores deste filme é bastante mais luminosa que a da obra original. Tal prende-se com o facto de Elizabeth estar muito mais segura dela própria, sendo dominada por dúvidas no filme de 1998.
12 DE SETEMBRO ÀS 21H25 – O SORRISO DE MONA LISA (2003)
“Mona Lisa Smile”, realizado por Mike Newell, é um filme que conta com um elenco de luxo composto por nomes como Julia Roberts (“Um Sonho de Mulher”), Kristen Dunst (“As Virgens Suicidas”), Maggie Gyllenhaal (“The Deuce”) ou ainda Marcia Gay Harden (“Mystic River”).
A longa-metragem de época situada em 1953 narra a história de uma pioneira. Katherine Watson (Julia Roberts) é uma professora de História da Arte numa época em que as mulheres gozavam de muito pouca liberdade no mundo laboral. Como educadora numa Faculdade para mulheres, Katherine está decidida a mudar consciências e a fazer com que as suas alunas questionem o seu papel na sociedade machista da época.
Curiosidades acerca de “O Sorriso de Mona Lisa” neste ciclo Cinema Crush:
– Parte do filme foi gravado na Universidade de Columbia, onde as co-protagonistas Maggie Gyllenhaal e Julia Stiles (“10 Coisas que Odeio em Ti”) estudaram.
– Krysten Ritter (“Jessica Jones”) e Lily Rabe (“American Horror Story”) são ambas atrizes famosas atualmente. Nesta altura foram figurantes nesta obra, representando brevemente estudantes numa aula de História de Arte.
– Este foi o primeiro filme de Ginnifer Goodwin (“Why Woman Kill”).
– Para se preparar para o papel, Julia Roberts assistiu a aulas de História de Arte na Universidade de Nova Iorque.
19 DE SETEMBRO ÀS 21H25 – SETE VIDAS (2008)
Em “Sete Vidas”, Will Smith dá vida a Ben Thomas. Este jovem atormentado por um segredo do passado parte numa jornada invulgar em busca de redenção. Para a conseguir, o seu objetivo passa por transformar radicalmente, e pela positiva, a vida de sete desconhecidos que escolheu a dedo. Em comum estes têm apenas o facto de precisarem de ajuda para dar a volta às suas vidas.
Contudo, Ben não planeou apaixonar-se por uma destas pessoas e acaba por ser ela a mudá-lo para sempre.
Aqui ficam as melhores curiosidades acerca de “Sete Vidas”, para ver neste Cinema Crush:
– Tom Hanks fez uma audição para o papel de Ben, que acabou por ir para Will Smith.
– Foi Will Smith que escolheu Michael Ealy (“Stumptown”) para representar o irmão da sua personagem central.
– Connor Cruise, filho de Tom Cruise, representa uma versão mais jovem de Ben Thomas.
26 DE SETEMBRO ÀS 21H25 – LINHAS CRUZADAS (2000)
Nesta obra realizada pela atriz Diane Keaton (“Annie Hall”) e escrita pela lenda das comédias românticas Nora Ephron (argumentista de “Um Amor Inevitável”), um trio de irmãs une-se devido à sua ambivalência em relação à morte do pai, do qual nenhuma delas é particularmente próxima. Keaton, Lisa Kudrow (“Friends”) e Meg Ryan (“Cidade dos Anjos”) são as protagonistas desta comédia dramática familiar.
Curiosidades acerca de “Linhas Cruzadas”:
– A casa onde o filme foi gravada é a mesma que aparece em “Velocidade Furiosa” (2001).
– Lisa Kudrow é uma enorme fã de Diane Keaton na vida real e entusiasmou-se muito com o desempenho deste papel no seu filme.
– Lou, o pai de família, é interpretado por Walter Matthau, neste que viria a ser o seu último papel. O ator estava também a morrer na vida real, tendo sofrido de graves problemas de saúde durante as gravação, ao ter sido diagnosticado com cancro do cólon recorrente em novembro de 1999. Morreu sete meses depois, quatro depois do lançamento do filme. Este foi o segundo filme em que Meg Ryan e Walter Matthau participaram em conjunto. O primeiro foi “O Génio do Amor”, de 1994.
Cinema Crush, todos os domingos às 21:25.