O AXN Movies distingue-se, em parte, pela qualidade dos seus ciclos mensais. Todos os sábados, e pelas 21h10, regressa “Cinema Com C Maiúsculo”, uma mostra de grandes filmes marcantes.
Estas são as suas histórias e alguns dos grandes segredos de backstage para lá daquilo que vemos…
OS IRMÃOS SISTERS (2018) – exibe a 1 DE MAIO
Co-protagonizado por John C. Reilly (“Chicago”) e Joaquin Phoenix (“Joker”), “Os Irmãos Sister” é um drama criminal western marcante.
A narrativa, escrita e realizada pelo conceituadíssimo realizador francês Jacques Audiard (“Ferrugem e Osso”), conta a história de de uma dupla infame de assassinos a atuar na Oregon da década de 1850. Os irmãos e parceiros no crime recebem como próximo alvo o explorador de Minas Hermann Warm (Riz Ahmed, “O Som do Metal”), um alvo aparentemente fácil até Eli Sisters (C. Reilly) começar a duvidar dos seus atos. Já Charlie Sisters (Phoenix) pretende ver o prometido cumprido.
Que segredos da produção se escondem?
Apesar do enquadramento como um western norte-americano, o filme é uma co-produção entre esse país e a França, Espanha, Roménia e Bélgica e foi gravada inteiramente na Europa. Várias partes do filme foram gravadas no Deserto de Tabernas, Espanha, o qual partilha muitas semelhança com as paisagens áridas das localizações dos westerns. Inclusive Tabernas tem uma “mini Hollywood” onde vários filmes e séries dentro deste género são gravadas.
Primeiro Western de língua inglesa assinado por um realizador francês. Esta foi também a estreia absoluta do realizador nas obras em língua inglesa.
O HOMEM DO CORAÇÃO DE FERRO (2017) – exibe a 8 de MAIO
Thriller situado no período da Segunda Guerra Mundial, retrata a ascensão de Reinhard Heydrich no decurso do III Reich. Em 1942, com o poder do regime Nazi no seu auge e com Heydrich como uma dos principais vultos do regime, dois paraquedistas checos corajosos, treinados pela resistência inglesa, preparam-se para uma missão suicida que tem por fim assassinar esta figura.
Heydrich foi o principal arquiteto da “Solução Final”, o plano de aniquilação total do povo judeu na Europa. Era ainda uma das principais cabeças das SS e da Gestapo. Os dois jovens, Jozef Gabcik (Jack Reynor) e Jan Kubis (Jack O’Connell) , são enviados para Praga onde deverão completar a sua missão.
Que segredos da produção se escondem?
Baseado no romance “HHhH”, do autor francês Laurent Binet, retrato da “Operação Antropoide”. O acrónimo HHhH remete-nos para a expressão Himmlers Hirn heißt Heydrich , “O cérebro de Himmler chama-se Heydrich”, um dito que supostamente circulava dentro do Partido Nazi.
Filmado em Praga e Budapeste entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016. Deveria ter sido lançado em 2016. Contudo a estreia foi adiada uma vez que a longa-metragem “Operação Antropoide”, sobre a mesma temática, saiu nesse ano.
O CAVALHEIRO COM ARMA (2018) – exibe a 15 de maio
Eis que surge mais uma narrativa biográfica no âmbito deste ciclo de “Cinema Com C Maiúsculo”. Desta vez, num registo mais leve, a comédia criminal “The Old Man & the Gun” introduz-nos à história de Forrest Tucker, tido como o “ladrão mais simpático de sempre”. A narrativa acompanha a sua audaciosa fuga da Prisão de San Quentin aos 70 anos e alguns diversos crimes e evasões que em igual medida baralharam as autoridades e encantaram o público.
Robert Redford encanta, aos 86 anos, na pele de Tucker. Por este papel recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Ator na categoria de Comédia.
Que segredos da produção se escondem?
A principal fonte de informação utilizada para a criação desta narrativa é um artigo do New York Times escrito pelo jornalista David Grann. Grann entrevistou Tucker em 2003, um ano antes deste grande artista da fuga falecer. Posteriormente esta peça jornalística viu-se integrada no livro de Grann, “The Devil and Sherlock Holmes”.
Os mais atentos conseguirão reparar em várias referências, ao longo do filme, a projetos anteriores na filmografia de Robert Redford. Por exemplo, os créditos iniciais são em muito semelhantes aos de “Dois Homens e um Destino” (1969). As gravações decorreram em inúmeras localizações distintas: Cincinnati, Ohio; Hamilton, Ohio; Dayton, Ohio; Waco, Texas; Ft. Worth, Texas (…).
ENQUANTO SOMOS JOVENS (2014) – exibe a 22 de maio
“While We’re Young”, escrito e realizado por Noah Baumbach (“Frances Ha”, “Marriage Story”), é uma espirituosa comédia dramática (dramedy) contada do ponto de vista de dois casais em pontos muito diferentes das suas vidas.
Por um lado temos Josh (Ben Stiller) e Cornelia (Naomi Watts), casados e a viver confortavelmente no New York Village. Na casa dos 40 e sem filhos, este par sente que algo falta nas suas vidas. A estagnação em que se encontram é rompida quando conhecem Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfriend), um casal de namorados na casa dos 20 e que vive todas as emoções ao limite. Depressa começam a passar mais tempo com estes novos amigos e assim idealizam regressar à sua própria juventude.
Que segredos da produção se escondem?
No filme Darby e Jamie são um casal no início da casa dos 20. Na realidade, Adam Driver tinha aquando das gravações 31 anos e Amanda Seyfriend 28. A atriz reconheceu que nessa altura já sentia uma maior afinidade aos protagonistas mais velhos da história, identificando-se muito pouco com o perfil da sua Darby. O casting inicial para Darby foi Greta Gerwig, colaboradora frequente do realizador Noah Baumbach à frente e atrás da câmara (como co-argumentista em diversas produções). A atriz e realizadora teve de abdicar do papel devido a conflitos de agenda.
A personagem de Charles Grodi, Leslie Breitbart, é um documentarista afamado. No seu apartamento existem vários DVDs da conceituada coleção “Criterion Collection” “realizados “por Leslie. Estes adereços foram criados especificamente para o filme.
ANTES DE ADORMECER (2014) – EXIBE A 29 DE MAIO
Desbravadas as histórias biográficas e cómicas deste especial “Cinema Com C Maiúsculo” no AXN Movies, vê-se o mês encerrado com o filme de suspense “Antes de Adormecer”. Nicole Kidman, Colin Firth e Mark Strong são os protagonistas desta história na qual uma mulher acorda todos os dias sem se recordar de nada, como resultado de um evento traumático no seu passado que a fez desenvolver amnésia psicogénica (perdendo portanto a capacidade de formar novas memórias).
Com a ajuda de um neurologista e um registo meticulosos dos seus dias, Christine começa a desenterrar verdades aterrorizantes que a fazem questionar tudo e todos os que a rodeia.
Que segredos da produção se escondem?
Nicole Kidman leu múltiplos estudos e viu diversos documentários sobre o tema da amnésia para se preparar para o papel. A mãe do realizador Rowan Joffe sofria de amnésia.
O filme baseia-se no romance de S.J. Watson. o qual sinalizou o início da sua carreira literária em 2011.
O “Cinema Com C Maiúsculo” regressa todos os sábados, sempre pelas 21h10, para um mês de maio com a melhor companhia cinematográfica.