O AXN Movies faz por inovar na sua seleção cinematográfica, programando, todos os meses, filmes que se afirmam como referências para o público em geral.
Recentemente, o canal começou também a procurar descobrir os filmes favoritos de grandes astros da cultura nacional e assim a rubrica “Cinema Com C Maiúsculo“. que exibe todos os sábados pelas 21h10, passou a refletir as escolhas cinéfilas de artistas portugueses.
Em novembro de 2022, e entre os dias 5 e 26, o AXN Movies apresentará as escolhas do músico Sam the Kid.
O PADRINHO (1972) – exibe a 5 de novembro às 21h10
Neste clássico irrefutável, realizado por Francis Ford Coppola, e que funciona como pontapé de arranque para uma das mais importantes trilogias fílmicas, o patriarca envelhecido de uma dinastia de crime organizado, em Nova Iorque, transfere o controlo do seu império clandestino para um filho mais novo relutante.
Porque é este filme tão relevante?
Este clássico subverteu todas as expectativas em relação ao género de gangsters e tornou-se também um importante pioneiro para os dramas criminais que viriam a retratar a experiência americano-italiana. Sem esta obra de Francis Ford Coppola, nunca a carreira de Martin Scorsese (e de tantos outros realizadores importantes) se poderia ter desenvolvido da mesma forma.
TENET (2020) – exibe a 12 de novembro às 21h10
O protagonista da mais recente longa-metragem de Christopher Nolan, cujo nome nunca conhecemos, interpretado por John David Washington, é um agente que trabalha para uma organização chamada Tenet. A missão desta organização é impedir que a Terceira Guerra Mundial ocorra. Para tal, será necessário não viajar no tempo mas inverter o próprio tempo.
Porque é este filme tão relevante?
Escrito e realizado por Christopher Nolan, este filme encerra, uma vez mais, uma narrativa altamente imaginativa e que coloca os espectadores perante um mundo onde existem mais perguntas do que respostas. Vencedor meritório do Óscar para Melhores Efeitos Especiais, “Tenet” não é apenas um quebra-cabeças, é também um festim visual e, aquando do seu lançamento no verão de 2020, serviu como um importante barómetro para tentar relançar a vida nas salas de cinema depois dos efeitos devastadores da pandemia nesta indústria.
GANGSTER AMERICANO (2007) – exibe a 19 de novembro às 21h10
Nesta narrativa realizada por Ridley Scott (“Alien”), um polícia da cidade de Nova Iorque é encarregue de derrubar Frank Lucas, um grande senhor da droga do Harlem.
Porque é este filme tão relevante?
Em primeiro lugar, porque “American Gangster”, filme nomeado ao Óscar de Melhor Atriz Secundária e Melhor Direção de Arte, entre tantos outros prémios, se baseia parcialmente numa história real. Aliás, “Gangster Americano” é maioritariamente uma história verídica e segue a vida de figuras reais. A obra vence também através do seu elenco, com prestações centrais de atores com carreiras irrepreensíveis como Denzel Washington, Russell Crowe, Chiwetel Ejiofor e Josh Brolin.
ERA UMA VEZ…EM HOLLYWOOD (2019) – exibe a 26 de novembro às 21h10
Um ator de televisão fora de moda (Leonardo DiCaprio) e o seu duplo (Brad Pitt) procuram atingir a fama e o sucesso na Hollywood de 1969.
Porque é este filme tão relevante?
Quentin Tarantino volta a reinventar-se nesta história que escreve e realiza. Se em “Sacanas sem Lei” havia escrito uma nova versão para a história do Nazismo, então em 2019 rescreveu, desta vez, a forma como sucederam os temíveis “assassinatos Mason”. Margot Robbie dá vida a uma etérea Sharon Tate, poupada à miséria da sua morte horrorífica na vida real, nesta divertida e subversiva versão dos eventos.
De 5 a 26 de novembro, sábado à noite no AXN Movies é sinónimo de Cinema Com C Maiúsculo com as Escolhas de Sam the Kid.