O Cinema à Portuguesa regressa ao AXN Movies em abril de 2023, com mais uma sessão de cinema nacional a fechar o mês. Como é já habitual, o serão do último domingo de cada mês dá lugar à exibição de uma obra cinematográfica do panorama nacional.
Em abril, e no dia 30, pelas 21h10, poderemos ver “Terra Nova”, um drama nacional lançado em 2020. Realizado por Artur Ribeiro (“Duplo Exílio”) e com nomes como João Reis e Virgílio Castelo no elenco central, esta é a adaptação da obra de Bernardo Santareno.
A história debruça-se sobre o quotidiano das comunidades piscatórias na costa portuguesa, isto na década de 30 do século passado. A narrativa explora as difíceis condições sentidas em alto mar. Para além do ângulo dos pescadores, conhecemos também as suas famílias, que aguardam ansiosamente o seu regresso. O filme assume o nome do barco, “Terra Nova”, um bacalhoeiro que parte numa jornada épica e árdua até à Gronelândia, em busca de peixe. Em vez de monstros míticos, deverão enfrentar o gelado Atlântico Norte.
O processo de produção de Terra Nova
Com filmagens ao longo de seis semanas, “Terra Nova” é uma produção de grande envergadura para uma obra portuguesa, traçando a jornada dos seus heróis da Noruega à Holanda, e ainda com cenas filmadas em Portugal.
O Mar, com “M” maiúsculo, é essencial para esta história, e é o cenário principal deste filme, lançado no centenário do nascimento do autor Bernardo Santareno, trazendo-se para o ecrã aquela que o seu realizador classificou como “a última epopeia trágico-marítima de Portugal”.
A recepção da longa-metragem
Em Portugal, “Terra Nova” (2020) teve o devido reconhecimento. Particularmente, destaca-se a receção nos prémios Sophia, com a nomeação em categorias como Melhor Filme, Melhor Ator (Pedro Lacerda), Melhor Música, Melhor Guarda-Roupa, entre outras. Aliás, nos Sophia, para além das 8 nomeações alcançadas, o filme saiu vitorioso nas categorias de Melhor Ator (Miguel Borges), Melhor Fotografia (Luís Branquinho) e ainda Melhor Caracterização/ Efeitos Especiais.
Lá fora, o filme destacou-se no Festival de Cinema do Soho, em Nova Iorque, onde venceu um prémio de elenco. A obra recebeu ainda distribuição além fronteiras, nomeadamente em mercados consideráveis como os EUA e Reino Unido.
A 30 de abril, “Terra Nova” leva o seu épico em alto mar até ao AXN Movies, para mais uma sessão de Cinema à Portuguesa.