Uma vez mais, em junho de 2023, a programação “Cinema à Portuguesa” continua a entregar, no AXN Movies, as noites do melhor cinema nacional.
A 25 de junho, tempo para ver, pelas 21h10, “O Som que Desce na Terra”, uma obra de Sérgio Graciano (“Salgueiro Maia”) lançada em 2021 e com Gabriela Barros (“Pôr do Sol”) e José Condessa (“Rabo de Peixe”) nos papéis centrais.
A narrativa de O Som Que Desce na Terra
Um drama de época que se desenrola no Portugal dos anos 60, “O Som Que Desce na Terra” acompanha a história de Maria da Luz e do seu marido Joaquim, um combatente na Guerra do Ultramar. Perante o desaparecimento do marido depois de uma operação no mato, Maria da Luz decide partir para Angola em busca do seu amado. Encontra-se também com as famílias de outros soldados, para gravar mensagens de voz que irá entregar em mão para ajudar a encurtar a distância.
As premiações desta longa-metragem
Após o seu ano de lançamento, “O Som Que Desce na Terra” destacou-se na cena de premiações a nível nacional. Nos CinEuphoria Awards arrecadou 8 prémios e muitas outras indicações e nos Prémios Sophia – Prémios da Academia de Cinema Portugueses – foram 8 as nomeações, entre elas Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Argumento Original.
Além disso, Gabriela Barros foi indicada aos Globos de Ouro nacionais e Barros e José Condessa tiveram ambos a honra da indicação aos GDA Foundation Film Actors Award.
A distribuição
Esta longa-metragem estreou nas salas de cinema em 2021, durante o período conturbado da pandemia. Ainda assim, conseguiu tornar-se o 11º filme português mais visto do ano e exibir perto de 300 sessões em salas de cinema do norte a sul do país.
Além disso, na primavera de 2022, esta importante obra acerca da memória da Guerra Colonial estreou na televisão nacional (RTP), chegando pela primeira vez a um maior público.
“O Som Que Desce na Terra” chega ao AXN Movies a 25 de junho, pelas 21h10, como mais uma obra incluída na programação do Cinema à Portuguesa.