AXN MOVIES

Publicado el 18 de March de 2025

Cinema à Portuguesa com Frágil Como o Mundo

O AXN Movies volta a receber, a 30 de março, pelas 21h10, o ciclo “Cinema à Portuguesa”. A longa-metragem escolhida é “Frágil Como o Mundo” (2001), filme escrito e realizado por Rita Azevedo Gomes e com a produção de Paulo Branco.

“Frágil Como o Mundo”, título poético que surge a partir de um verso de Sophia de Mello Breyner Andresen, trata-se de um drama romântico que nos apresenta a história do jovem casal Vera (Maria Gonçalves) e João (Bruno Terra). Para poder viver o seu amor sem limites, o par refugia-se na floresta e promete nunca se separar.

Trajeto e exibições do filme:

Após a sua estreia comercial em Portugal a 20 de julho de 2001, “Frágil Como o Mundo” integrou a secção Novos Territórios do Festival de Cinema de Veneza no mês seguinte, assinalando-se a sua apresentação internacional. A obra passou ainda pela República Checa e pelo Zlín Film Festival.
Recepção crítica da obra:
Aquando do seu lançamento, “Frágil Como o Mundo” suscitou reações diversas. Alguns críticos elogiaram a ousadia e a poética da obra, destacando-a como uma das melhores da autoria de Rita Azevedo Gomes. Por outro lado, houve quem considerasse a abordagem literária excessiva e desajustada ao contexto do cinema português da época.


Exibição no AXN Movies

O filme é programado no âmbito da agenda mensal do ciclo “Cinema à Portuguesa”, para ver no AXN Movies no dia 30 de março às 21h10.
Esta é a oportunidade perfeita para (re)descobrir uma obra que explora a fragilidade e intensidade do amor juvenil, através de uma narrativa visualmente poética e profundamente emocional.