Ao longo de grande parte do mês de abril, entre os dias 1 e 23, o AXN Movies celebra o Dia Mundial do Livro (que se assinala a 23 de abril) com um especial de cinema focado em adaptações literárias no grande ecrã. Apresentamos a programação do Especial do Papel para o Ecrã e as obras programadas. Os filmes podem ser vistos de segunda a sexta e sempre pelas 21h10:
A Rapariga do Capuz Vermelho (1 de abril)
O Meu Amigo Dahmer (2 de abril)
Dois Tiros (3 de abril)
Um Estranho Com Os Meus Filhos (4 de abril)
Romeu e Julieta (5 de abril) Jonah Hex (8 de abril)
Nunca Me Deixes (9 de abril)
Punisher – Zona de Guerra (10 de abril)
Harry Potter e a Pedra Filosofal (11 de abril)
A Lenda de Tarzan (12 de abril)
A Invasão (15 de abril)
MIB – Homens de Negro (16 de abril)
MIB – Homens de Negro II (17 de abril)
MIB³: Homens de Negro 3 (18 de abril)
MIB: Homens de Negro – Força Internacional (19 de abril)
Os Cavaleiros da Sombra (22 de abril)
Charlie e a Fábrica de Chocolate (23 de abril)
Destaques entre a programação do Especial do Papel para o Ecrã – Algumas recomendações
Recomendamos todas as obras programadas, adaptadas a partir de grandes livros de referência e capazes de traduzir na perfeição o texto escrito para conteúdo audiovisual de qualidade. Ainda assim, deixamos algumas notas acerca de longas-metragens que consideramos incontornáveis:
Nunca Me Deixes: 9 de abril às 21h10 – “Never Let Me Go” é um drama de uma enorme quietude mas capaz de traduzir o desespero recatado dos seus protagonistas. Uma história sobre um colégio interno, onde acompanhamos a vida e esperanças de três protagonistas que mais tarde são confrontados com uma dura e impensável realidade ao chegar à vida adulta. Nas suas versões crescidas contamos com prestações de três dos atores britânicos mais talentosos da sua geração – Carey Mulligan, Keira Knightley e Andrew Garfield, aqui ainda bastante jovens e antes de colecionarem entre si 7 nomeações para Óscares da Academia.
“Nunca Me Deixes” adapta o romance de Kazuo Ishiguro, em 2010, apenas cinco anos após o lançamento do livro. Ishiguro, Nobel da Literatura em 2017, foi nomeado por “Never Let Me Go” para o prestigiado Man Booker Prize. A obra de cinema adapta na perfeição o tom especulativo e psicológico que permeia o livro.
Harry Potter e a Pedra Filosofal: 11 de abril às 21h10 – “Harry Potter” é a história que marcou uma geração. Desconhecer a saga literária assinada por J.K Rowling implica desconhecer o próprio mundo em que habitamos, sendo a sua obra uma das grandes marcas da cultura popular do século XXI. Quando em 2001 “Harry Potter e a Pedra Filosofal” chegou ao cinema assistimos ao arranque de uma saga fílmica que só viria a terminar em 2011, uma década depois, com o seu oitavo filme (e que continuou, de certa forma, com os filmes “Fantastic Beasts” e a peça de teatro no West End e Broadway).
Para os fãs de Harry Potter, o universo dos livros apenas se expandiu com a versão para cinema, que nos permitiu ver e sentir Hogwarts de uma forma mais detalhada, fixando o gigante “Wizarding World”. E se há quem considere que a condensação dos livros acabou por deixar de parte muitos detalhes e personagens importantes, poucas adaptações tiveram o sucesso desta, que agora poderá ser revista neste ciclo do AXN Movies.
A Lenda de Tarzan: 12 de abril às 21h10 – “Tarzan” já foi adaptado muitas vezes ao cinema, e é uma daquelas propriedades intelectuais das quais nunca nos cansamos. “A Lenda de Tarzan” foi uma das versões recentes, menos infantil que muitas anteriores e muito focada em cenas de ação de cortar a respiração. Nos papéis centrais, valorizando esta interpretação, temos as prestações centrais dos excelentes Alexander Skarsgård e Margot Robbie. Este épico foi realizado por David Yates, que curiosamente realizou quatro filmes da saga Harry Potter e ainda os três filmes “Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los” lançados até agora.
Curiosamente, há muitas pessoas que não conhecem a origem literária da lenda de Tarzan. Isto porque a história é já bem antiga. “Tarzan of the Apes” foi criado por Edgar Rice Burroughs em 1912. Por sua vez, o autor inspirou-se na história real de um nobre inglês, William Mildin, que após um naufrágio à costa de África foi adotado por símios aos 11 anos de idade.
MIB – Homens de Negro: Saga Completa entre 16 e 19 de abril às 21h10 – No âmbito do Especial do Papel para o Ecrã, o AXN Movies exibe os quatro filmes icónicos na esfera da comédia de ficção científica que são “Men in Black”. Os “Homens de Negro” icónicos trabalham numa agência secreta que encontra aliens que invadem ilegalmente a terra e que deverão impedir de se infiltrarem. Com muito humor e leveza à mistura, Tommy Lee Jones e Will Smith tornaram-se icónicos como o Agente Kay e Jay respectivamente.
Também há quem não conheça as origens literárias de “MIB”, mas uma vez apresentadas fazem todo o sentido. O filme baseia-se numa série de banda-desenhada, inspirada por uma teoria da conspiração sobre OVNIS. E não é uma série de BD qualquer, mas uma escrita por Lowell Cunningham para a Malibu Comics, que nos anos 90 foi comprada pela Marvel.
Charlie e a Fábrica de Chocolate: 23 de abril às 21h10 – Terminamos as nossas recomendações personalizadas para o ciclo especial do AXN Movies com o filme escolhido para emitir no Dia Mundial do Livro. “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, de Tim Burton, filme de 2005, é para uma geração a referência máxima quando pensamos em adaptações das aventuras literárias do britânico Roald Dahl, originalmente publicadas em 1964.
Todavia, recentemente tivemos também direito à prequela “Wonka”, nos cinemas no final de 2023, e a primeira e mais aclamada interpretação da história dos livros surgiu passados poucos anos da publicação. Trata-se de “Willy Wonka & The Chocolate Factory”, de 1971, que popularizou a interpretação de Willy Wonka por parte de Gene Wilder.
E caso tenhamos particular paixão pela interpretação de Wilder (71), de Johnny Depp (2005) ou de Timothée Chalamet (2023), a verdade é que esta personagem é sempre divertida e encantadora; e o seu mundo colorido e sedutor. A 23 de abril, surge a oportunidade para rever a interpretação de Tim Burton, sempre fora da caixa como este realizador.