É já da praxe que todos os últimos domingos de cada mês, no AXN Movies, sejam brindados com a exibição de uma grande obra de cinema nacional. Em outubro, este ciclo inovador exibe “Variações” no dia 24 de outubro, numa sessão de cinema musical que se inicia pelas 21h10.
Para não deixar passar este momento cinéfilo em branco, recuperamos o sucesso de “Variações” e os elementos curiosos que surgem em torno desta grande produção portuguesa:
VARIAÇÕES – O MAPEAMENTO CINEMATOGRÁFICO DA CARREIRA DE UM ÍCONE
António Variações foi um homem ímpar. Nasceu numa pequena aldeia pertencente a Amares, no norte de Portugal. Ainda muito jovem, descontente com a sua vida a trabalhar numa fábrica local, chegou a Lisboa onde ficou com alguns familiares. Mas Variações era diferente e queria sempre mais. Queria viajar e ver o mundo e emigrou, começando a trabalhar como barbeiro. Mas o seu amor pela música e pela performance era tão forte que voltou para poder cantar na sua própria língua, mesmo que com a sua aparência e trajes tenha sido vítima de juízos de valor e preconceito. E mesmo sem saber nada sobre música, sem qualquer educação formal na área, lutou pelo seu direito de criar Arte da forma que acreditava ser a melhor.
A narrativa acompanha o período áureo da carreira de Variações nos anos 80, as suas gravações, os seus concertos, a sua épica performance na Discoteca gay “Trumps”, que sofreu uma impecável reconstrução história, até ao seu lamentável declínio físico, vítima da crise da SIDA.
O SUCESSO INCONTESTÁVEL DESTA OBRA LANÇADA EM 2019
Filme português mais visto em solo nacional no ano de 2019, “Variações” conquistou as salas de cinema, tendo sido, no total, o 11º filme mais visto em todo o ano, gerando uma receita perto de 1.5 milhões de euros ao longo de mais de 10 mil exibições.
O seu sucesso viria a ser consolidado com 9 vitórias nos prémios CinEuphoria, a vitória para Melhor Ator e Argumento nos Prémios dos Autores, cinco estatuetas nos Caminhos do Cinema Português, a indicação a dois Globos de Ouro nacionais ou ainda a nomeação a 17 prémios pela Academia Portuguesa de Cinema e vitória em 8 categorias nessa mesma premiação – os Sophia.
UMA PRODUÇÃO ÍNTIMA EM EXIBIÇÃO NO AXN MOVIES
A 24 de outubro, no penúltimo domingo de outubro, o AXN Movies celebra o cinema nacional com a cuidada produção de “Variações”. António Variações foi, deveras, o barómetro para a criação deste filme. Como tal, a família do artista esteve sempre envolvida em todo o processo e emprestou muitas das suas cassetes originais à produção, de maneira que a caligrafia que podemos ver nas capas, ao longo da longa-metragem, é na realidade a letra do próprio António Variações.
A sua família esteve ainda presente na antestreia oficial, mostrando o seu apoio a esta longa-metragem e uma das irmãs de Variações é inclusivamente figurante na última cena de concerto do filme.
E embora o guarda-roupa não pertencesse originalmente ao cantor, todos os trajes originais criados por Patrícia Dória se baseiam largamente e honram o estilo de Variações. Na música aplicou-se o mesmo respeito face ao material original. O protagonista Sérgio Praia, que aqui dá vida a Variações, não se limita a fazer playback das músicas deste grande astro nacional. Ao invés disso, todas as músicas foram gravadas na sua voz, homenageando e não copiando o original.