A 5 de maio, o AXN Movies apresenta mais um dos seus muitos ciclos cinematográficos temáticos. Desta vez é tempo para o “Especial Português Para Principiantes”. A 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, a partir das 15h30, o canal dedica a tarde a grandes obras de cinema portuguesas.
Assinalamos a sessão com a apresentação breve dos filmes e de algumas curiosidades de produção acerca destes:
O PÁTIO DAS CANTIGAS (2015) – Este que é o filme português mais visto de sempre e que, no verão de 2021, foi já destaque no AXN Movies como protagonista da “Noite de Cinema à Portuguesa”, inaugura este “Especial Português Para Principiantes”.
Sabias que?
-A obra realizada por Leonel Vieira trata-se de um remake do clássico de 1942, protagonizado por Maria das Neves, Vasco Santana e António Silva.
-O filme recorda as Festas dos Santos Populares e as festas e vistas mais lisboetas de que há memória.
-“O Pátio das Cantigas” teve um orçamento moderado de 1 milhão de euros e triplicou o seu investimento.
O LEÃO DA ESTRELA (2015) – Leonel Vieira é também o responsável por este filme que passa logo de seguida no dia 5 de maio. Mais uma reinterpretação moderna de um clássico do cinema português, com nomes como Miguel Guilherme, Sara Matos, Dânia Neto, Manuela Couto, José Raposo ou Alexandra Lencastre entre o elenco;
Sabias que?
-“O Leão da Estrela”, em destaque neste “Especial Português Para Principiantes”, baseia-se no filme original de 1947 e recupera a história de dois amigos unidos pelo futebol e separados pelas diferenças sociais;
-Depois de estrear com bastante sucesso no cinema, o filme foi ainda adaptado para o formato de série e exibido na televisão pública nacional.
-Teve estreia garantida além-fronteira, nomeadamente no Canadá e em Espanha.
VARIAÇÕES (2019) – Uma das mais afamadas biografias do cinema português, quiçá de sempre, este filme realizado e escrito por João Maia e protagonizado por Sérgio Praia, apresenta a vida de António Variações, do seu sucesso como músico à sua morte, antes do tempo, vítima de Sida.
Sabias que?
-A longa-metragem foi indicada a mais de 60 prémios, vencendo cerca de 30. Aliás, foi um dos filmes mais nomeados aos Prémios Sophia – da Academia Portuguesa de Cinema, no ano de 2020.
-A família de Variações esteve muito envolvida na produção deste filme e partilhou cassetes pessoais e outros documentos que foram muito úteis para o processo de pesquisa.
-Sérgio Praia interpretou todos os temas de Variações, não sendo utilizadas as versões originais cantadas nos anos 80.
O CÔNSUL DE BORDÉUS (2011) – Filme escolhido para o “Cinema à Portuguesa” em janeiro de 2022, esta obra nacional conta a história de Aristides de Sousa Mendes, um homem notável que emitiu mais de 30.000 vistos que permitiram que judeus – e não só – conseguissem escapar para Portugal durante a Segunda Guerra Mundial.
Sabias que?
-O filme foi nomeado a seis categorias nos Sophia.
-A obra foi gravada em Viana do Castelo, região do Minho.
-A estreia mundial do filme aconteceu em Israel, mais de um ano antes da estreia nos cinemas portugueses.
A ILHA DOS CÃES (2017) – uma longa-metragem fantasiosa, que usa do fantástico para traduzir uma metáfora referente ao colonialismo, “A Ilha dos Cães” é um caso raro de auto-crítica nacional espelhada no grande ecrã.
Sabias que?
-Retratam-se, através de uma forte analogia visual, duas Angolas muito diferentes – uma colonial e outra contemporânea, separadas no tempo por 60 anos, mas unidas por uma maldição.
-“A Ilha dos Cães” estreou nos Estados Unidos da América com o título “The Dogs’ Island”.
-O titulo provisório da obra foi “Os Senhores do Areal”.