Entre 30 de agosto e 9 de setembro decorre o Festival Internacional de Cinema de Veneza, o mais antigo Festival do mundo, que em 2023 celebra a sua 80ª edição.
O grande festival celebra a arte do cinema e apresenta, muitas vezes em primeira mão, grandes obras da 7ª arte. Celebrando este grande evento de cinema, o AXN Movies prepara um especial em que apresenta dois filmes que estrearam no festival italiano.
A 5 de setembro podemos ver O Primeiro Homem na Lua…
“O Primeiro Homem na Lua” é uma obra de Damien Chazelle, que já havia estreado, com significativo sucesso, nesse mesmo festival, o galardoado “La La Land”.
Uma biografia espacial de qualidade, altamente bem quotada pela crítica, “First Man”, ou “O Primeiro Homem na Lua”, com Ryan Gosling e Claire Foy nos papéis centrais, retrata a vida de Neil Armstrong, bem como a lendária missão espacial que fez deste o primeiro homem a caminhar na lua, em julho de 1969.
“First Man”, vencedor do Óscar de Melhores Efeitos Especiais, e nomeado a imensos prémios de relevo, como os SAG, os Globos de Ouro, os Critics ou os Satellite, entre tantos outros, passou por Veneza em 2018 onde foi nomeado ao Leão de Ouro (Melhor Filme). Foi, aliás, este o grande filme de abertura do Festival a 29 de agosto de 2018, aqui com a sua primeiríssima exibição pública.
A 9 de setembro podemos ver Vitória & Abdul… Esta é uma comédia biográfica muito especial (baseada num romance de sucesso), acerca da amizade improvável entre a Rainha Vitória e um jovem escriturário indiano chamado Abdul Karim. Uma obra de Stephen Frears (um especialista em histórias sobre amizade e sobre realeza – “Filomena”, ” A Rainha”), “Vitória e Abdul” tomou a temporada de prémios de assalto e conquistou nomeações aos Óscares para as categorias de Maquilhagem e Guarda-roupa. Além disso, entre outras, Judi Dench foi nomeada ao Globo de Ouro, ao SAG e aos Critics Choice Awards pela sua prestação.
O filme teve estreia mundial em Veneza a 3 de setembro de 2017 (na Secção Fora de Competição), antes de outras estreias importantes, como uma exibição em Londres ou a passagem pelo TIFF – Toronto International Film Festival.