Entre os dias 1 e 29 de outubro, o AXN Movies volta a apresentar o ciclo “Cinema Com C Maiúsculo” com uma pequena grande novidade. As sessões de grandes obras do cinema, exibidas todos os sábados pelas 21h10, são agora – desde setembro de 2022 – curadas por artistas nacionais.
Depois das opções Rodrigo Gomes, chega a altura de conhecermos 5 grandes filmes com as escolhas de Ana Rocha de Sousa (autora de “Listen”, filme multipremiado no Festival de Veneza), realizadora e atriz portuguesa. Abaixo apresentam-se as longas-metragens selecionadas:
PSICO (1960) EXIBE A 1 DE OUTUBRO às 21h10
“Psico”, em português, mais conhecido como “Psycho”, é um dos filmes de terror mais conhecidos do mestre Alfred Hitchcock e conta com Janet Leigh no papel de uma das mais afamadas “scream queens” de todos os tempos. Curiosamente, Jamie Lee Curtis, sua filha, viria a seguir as suas pegadas ao protagonizar a saga “Halloween” ao longo de várias décadas. Quanto a “Psycho”, conta-nos a história de Marion Crane (Leigh), uma secretária em fuga depois de roubar dinheiro a um cliente. A jovem refugia-se num pequeno hotel gerido pelo agora icónico Norman Bates (Anthony Perkins), um jovem tímido e controlado pela sua mãe. O filme, nomeado na altura para quatro Óscares, é considerado por muitos um dos melhores filmes de terror de sempre.
TODOS SABEM (2018) – EXIBE A 8 DE OUTUBRO às 21h10
Uma narrativa criminal produzida em território espanhol e protagonizada por Penélope Cruz e Javier Bardem, “Todos Sabem” conta com a realização e argumento do aclamado realizador iraniano Asghar Farhadi (“Uma Separação”). Esta é uma narrativa familiar, na qual Cruz dá vida a Laura, uma mulher espanhola que vive em Buenos Aires e que regressa à sua aldeia natal, nos arredores de Madrid, com os seus dois filhos, para marcar presença no casamento da irmã. Todavia, a viagem será marcada pela revelação de segredos conturbados. “Todos Sabem” não teve estreia em sala no país do realizador Asghar Farhadi, o Irão, e foi apenas o segundo filme em língua espanhola a alguma vez abrir o Festival de Cannes, depois de “Má Educação”, de Almodóvar, em 2004.
MARIE ANTOINETTE (2006) – EXIBE A 15 DE OUTUBRO às 21h10
Terceira longa-metragem realizada por Sofia Coppola depois de “As Virgens Suicidas” e o “Amor é um Lugar Estranho”, “Maria Antonieta” é uma abordagem deliciosamente anacrónica ao mito de Marie Antoinette, a rainha francesa que perdeu a cabeça durante a revolução. Aos 14 anos de idade, a austríaca Marie Antoinette (ou em português Maria Antonieta), aqui interpretada com sobejo talento na versão adulta por Kirsten Dunst, foi forçada a casar com o Rei Luís XVI de França.
O filme explora uma visão mais compreensiva do seu lado, ilustrando como esta jovem Rainha subiu ao trono muito antes de estar preparada para os jogos políticos que este cargo impunha. Entretanto, há, à mistura, muita luz, cor, música e claro…bolo.
O PADRINHO – PARTE II (1974) – EXIBE A 22 DE OUTUBRO às 21H10
Continuamos em família, salvo seja, passando, neste “Cinema Com C Maiúsculo” , da obra de Sofia Coppola para a do seu pai, o mestre Francis Ford. “O Padrinho II”, icónico drama criminal acerca de uma fictícia família de máfia italiana, é o quarto filme mais bem classificado pelo público na plataforma cinéfila IMDB e consensualmente o mais bem-amado entre os três desta saga. Neste segundo capítulo, por muitos visto como a melhor sequela de todos os tempos, acompanhamos a juventude e a carreira de Vito Corleone (Robert De Niro, que sucede a Marlon Brando no papel) na Nova Iorque da década de 1920, à medida que o seu filho Michael aprofunda as suas relações com o sindicato de crime familiar.
BROKEN FLOWERS – FLORES PARTIDAS (2005) – EXIBE A 29 DE OUTUBRO
ÀS 21H10 De Jim Jarmusch, um verdadeiro mestre da comédia dramática, chega-nos a história de Don Johnston (Bill Murray), um solteirão que não consegue manter nenhuma relação. Um dia, Don recebe uma carta anónima a comunicar-lhe que tem um filho e eis que decide dar a volta à sua vida. Nesta narrativa misteriosa, vencedora do Grande Prémio em Cannes, Don faz-se à estrada em busca de respostas e de antigas paixões que marcaram a sua vida. Jessica Lange, Julie Delpy e Sharon Stone são algumas das suas muito carismáticas co-protagonistas.