Em maio de 2024, o AXN Movies celebra os 100 anos do grande estúdio Columbia Pictures. Todos os dias, há filmes produzidos por esta casa de referência para ver.
Além disso, às quartas-feiras, e pelas 21h10, há uma programação muito especial no canal do AXN dedicado a filmes. Trata-se de “Columbia 100 Years: Bandas Sonoras”, uma celebração das grandes sonoras do estúdio!
Estas são as bandas sonoras inesquecíveis em primeiro plano:
1 – O Grande Peixe (1 de maio) – “Big Fish” (2003), uma referência na filmografia de Tim Burton, conta com composição musical de Danny Elfman, uma das figuras mais distintas deste meio e amplamente conhecido pela sua parceria com Burton (por exemplo, na banda sonora mítica de “O Estranho Mundo de Jack”). Aqui musica de uma forma inspirada, complementando muito bem a emocionante narrativa acerca das aventuras extraordinárias (e pouco credíveis) que um pai conta ao seu filho.
2 – Desperado (8 de maio) – De seguida, nesta celebração da Columbia Pictures e dos seus 100 anos, “Desperado”, um western fogoso da autoria de Robert Rodriguez, mostra o realizador em excelente forma e acompanhado por um dos seus mais notáveis elencos: Antonio Banderas, Salma Hayek, Steve Buscemi, o português Joaquim de Almeida e até Quentin Tarantino. A música, composta por Los Lobos, é uma mistura perfeita e adequada de rock e ritmos latinos. A energia adequa-se na perfeição a este filme e não podemos deixar de destacar a mítica “Canción Del Mariachi”.
3 – As Duas Faces do Espelho (17 de maio) – A banda sonora do filme “As Duas Faces do Espelho”, como não podia deixar de ser, foi assinada pela grande intérprete e compositora Barbra Streisand, uma das figuras musicais mais determinantes do último século. Streisand realizou, produziu e co-protagonizou esta comédia romântica e escreveu vários temas para a sua banda sonora original. Uma dessas canções foi até nomeada ao Óscar de Melhor Canção original, “I’ve Finally Found Someone”, um dos temas mais memoráveis do filme e do seu álbum musical.
4 – Drácula de Bram stoker (22 de maio) – A homenagem às bandas sonoras da Columbia Pictures e aos seus filmes prossegue no AXN Movies com “Drácula de Bram Stoker”, um filme gótico e atmosférico de Francis Ford Coppola. A criação da música ficou a cargo de Wojciech Kilar, que lhe deu um carácter muito épico, dramático e, claro, gótico. A música contribuiu muito para dar corpo ao clima de terror permanente da obra. As canções têm títulos sugestivos como “The Brides”, “Vampire Hunters” ou ainda “The Storm”.
5 – MIB: Homens de Negro (29 de maio) – Este ciclo do AXN Movies dedicado às melhores bandas sonoras da Columbia Pictures termina onde começou, ou seja, com um trabalho assinado por Danny Elfman. Aliás, Elfman foi responsável pelas canções dos três primeiros filmes desta saga e o seu estilo excêntrico e divertido assentou que nem uma luva nesta história sobre aliens e os agentes que os perseguem pela Terra e por várias galáxias distantes. A energia e o otimismo dos temas musicais fazem-se notar e elevam o produto final.
Ao longo de todo o mês de maio, e no AXN Movies, a Columbia Pictures celebra o seu aniversário e são colocadas em destaques as maiores bandas sonoras da história deste estúdio.