A 15 de agosto celebra-se o feriado da Assunção de Nossa Senhora mas, no AXN, é dia de festejar o vampirismo e outras criaturas sobrenaturais. E que forma será mais adequada do que exibindo os sempre populares filmes da saga “Twilight”(ou “Crepúsculo”)?
Quanto à história, já todos a conhecem (quer queiram ou não). Bella Swan (Kristen Stewart) era uma adolescente como as outras, até se mudar para a pequena e chuvosa cidade de Forks, Washington, e conhecer o misterioso eterno estudante de liceu Edward Cullen (Robert Pattinson).
A complicar o envolvimento de Bella com o clã local de vampiros, os Cullen, equaciona-se também a amizade entre Bella e Jacob (Taylor Lautner), integrante do clã local dos lobisomens. Quanto à paixão proibida entre Bella e um vampiro, irá desencadear uma luta entre o mundo das pessoas comuns e as entidades secretas e ancestrais que regem o mundo dos vampiros.
E se ver ou rever a saga Crepúsculo é o teu plano perfeito para o feriado, então convidamos-te a descobrir como se “apaixonou o leão pelo cordeiro”, a partir das 13h40 e até à noitinha, com a exibição de “Crepúsculo”, “Lua Nova”, “Eclipse” e “Amanhecer Parte 1”.
Para “abrir o apetite”, deixamos-te 10 curiosidades inesperadas sobre a saga Twilight:
1 – Robert Pattinson não foi a primeira escolha da autora Stephenie Meyer para interpretar Edward Cullen. A ideia seria avançar com Henry Cavill (conhecido por interpretar o Super-Homem ou pelo seu papel em “The Witcher”), mas na altura das gravações ele já estava um pouco “velho” para o papel.
2 – Lily Collins foi uma forte candidata a Bella. Parecida do ponto de vista físico e com uma idade semelhante, Lily Collins esteve bem alto na lista de candidatas a potencial Isabella Swan (que também incluia Jennifer Lawrence). Todavia, Collins acabou por se envolver noutra saga fantástica adolescente, a saga dos “Instrumentos Mortais” (também baseada em livros de sucesso, mas que nunca chegou a encontrar o mesmo nível de sucesso no cinema).
3 – O vestido do baile de finalista de Bella só custou 20 dólares. No final do primeiro filme, Bella e Edward dançam ao som de uma bela melodia – “Flightless Bird, American Mouth”. Num cenário idílico de baile de finalistas partilham uma dança e, embora o fato de Edward tenha sido o adereço mais caro de toda essa cena, o belo vestido roxo usado por Bella na realidade só custou 20 dólares.
4 – A ideia para a Saga Crepúsculo surgiu a Stephanie Meyer num sonho. De acordo com Stephanie Meyer, a ideia para toda a saga surgiu-lhe num sonho que teve em 2003, quando sonhou que uma rapariga e um vampiro estavam deitados num prado a conversar. Esta cena exata acabou por se materializar, tanto nos livros como nos filmes.
5 – Forks, em Washington, é um lugar real. Muitas vezes, neste tipo de saga fantástica, é habitual que o local onde se passa a ação não seja real. Contudo, a autora dos livros que viriam a originar esta saga cinematográfica quis colocar as suas personagens num local sombrio. Assim, fez alguma pesquisa e descobriu que Fork é um dos locais mais chuvosos de todo o território dos EUA. Para fãs do universo “Twilight”, a visita é mais que recomendada.
6 – O primeiro livro quase teve um título muito neutro. Por pouco, Meyer não chamou ao primeiro livro simplesmente “Forks”, em honra à localidade em que se situa. Os seus editores lá a convenceram a procurar um título mais sugestivo.
7 – A tribo Quileute, de que Jacob fazia parte, é real. A tribo nativo-americana Quileute, oriunda da região de Washington, serviu de inspiração para a tribo de lobos dos livros e dos filmes. Este grupo é composto por cerca de 2000 pessoas. Na vida real, os Quileute não têm qualquer associação a mitos envolvendo lobisomens.
8 – Victoria mudou de um filme para o outro. Uma vilã importante nos primeiros filmes da saga Twilight, Victoria foi interpretada por mais do que uma atriz. A escolha inicial para o papel foi Bryce Dallas Howard (“Mundo Jurássico”), mas como o papel no primeiro filme era pequeno, a atriz recusou-o. Rachelle Lefevre acabou por vestir a pele de Victoria, mas só durante a primeira longa metragem. Posteriormente, Bryce aceitou o papel e assumiu-o no filme seguinte.
9 – Taylor Lautner quase foi substituído como Jacob. Para lá de Bella e Edward, Jacob é a terceira personagem mais importante desta trama. Depois do primeiro filme, os executivos do estúdio queriam um Jacob mais corpulento e com mais músculo. Taylor acabou por provar estar à altura do desafio e o seu papel foi crescendo, assumindo muito protagonismo em “Lua Nova” (tal como previsto nos livros).
10 – Robert Pattinson teve aulas de barco a remos para o penúltimo filme. Para a cena da lua de mel, Robert Pattinson teve aulas de barco a remos, pois pretendia ser ele mesmo a conduzir o barco durante as gravações. Contudo, o ator relata que teve acidentes menores das duas vezes que tentou aprender e por isso acabou por desistir da ideia.