Em fevereiro de 2022, o AXN continua a apresentar as melhores histórias ao domingo à noite, sempre pelas 22h00. A seleção deste mês passa por grandes narrativas de ação e, por isso, refletimos acerca de algumas das curiosidades acerca da criação destas elaboradas sequências e dos treinos que estas implicaram:
DOMINGO, 6 DE FEVEREIRO ÀS 21h55 – THE ACCOUNTANT – ACERTO DE CONTAS (2016)
Sinopse: Um matemático genial, Christian Wolff (Ben Affleck) trabalha como contabilista para uma perigosa organização criminal. Quando Christian pensa que assumiu um cliente legítimo, eis que a contagem de corpos continua a subir em torno de uma empresa de robótica de última geração.
O processo de criação das sequências de ação:
No set de “The Accountant”, Ben Affleck facilitou a vida ao realizador desta história, estando envolvido em todas as suas sequências de ação, praticamente dispensando duplos.
De acordo com o realizador, Gavin O’Connor, Affleck foi muito além daquilo que lhe era exigido do ponto de vista físico, reconhecendo que nunca esperaria que o ator fosse contra vidro ou caísse de um camião. Contudo, Affleck fez tudo isso e muito mais.
Inclusive, para este papel, teve de aprender uma arte marcial indonésia para aperfeiçoar a coreografia das sequências de ação. O estilo de luta utilizado chama-se “pencak Silat”.
DOMINGO, 13 DE FEVEREIRO ÀS 21h55 – VIAGEM AO CENTRO DA TERRA 2: A ILHA MISTERIOSA (2012)
Sinopse: Nesta história de aventura protagonizada por Dwayne Johnson e Josh Hutcherson, Sean Anderson (Hutcherson) recebe um pedido de ajuda a partir de uma ilha que supostamente não existe. Aqui irá encontrar um local repleto de criaturas estranhas, vulcões perigosos e surpresas sem fim.
O processo de criação das sequências de ação:
Esta adaptação moderna das aventuras de Julio Verne foi construída tendo em conta a monumentalidade das aventuras. Esta ilha é muito especial e inclui espaços grandiosos. Na marca dos 45 minutos, por exemplo, encontramos um espaço aberto quando as personagens se dirigem para o submarino. Neste espaço foram filmadas cenas de “Parque Jurássico” (1993”), outra grande aventura numa ilha misteriosa.
As cenas deste filme envolveram uma forte componente física, por exemplo, os atores centrais tiveram de praticar saltar de sítios altos para o oceano e Josh Hutcherson teve até de ser assistido e retirar-se temporariamente depois de uma queda aparatosa.
DOMINGO, 20 DE FEVEREIRO ÀS 21h55 – HANNA (2011)
Sinopse: Do realizador Joe Wright, “Hanna” marca a reunião entre o cineasta e a atriz Saiorse Ronan (nomeada ao Óscar pelo seu papel num outro filme do autor, “Expiação”, de 2007).
Agora, o seu papel é bem diferente. É a heroína de ação Hanna, uma inteligente jovem de 16 anos treinada pelo seu pai, Erik (Eric Bana), um antigo agente da CIA. O seu treino na Finlândia será útil para a sua nova missão à escala europeia.
O processo de criação das sequências de ação:
Tendo em conta a temática do filme, não é estranho que “Hanna” tenha sido um papel muito exigente para Saoirse Ronan. A atriz, que na altura rondava os 16/17 anos aquando das filmagens, fez muitas das suas próprias sequências de luta e treinou, antes das gravações, quatro horas por dia durante dois meses. O seu treino intensivo foi orientado por Dan Inosanto, um protegido de Bruce Lee.
DOMINGO, 27 DE FEVEREIRO ÀS 21h55 – ASCENSÃO DE JÚPITER (2015)
Sinopse: Em “Jupiter Ascending”, das irmãs Wachowski, as mesmas que nos trouxeram a saga “Matrix”, acompanhamos a história de uma jovem mulher que descobre ser a herdeira de uma linha nobre intergaláctica. Agora, terá de proteger os habitantes da terra contra uma indústria antiga e destrutiva.
O processo de criação das sequências de ação:
As irmãs Wachowski, mestres da inovação no que toca a sequências de ação, voltaram a supervisionar com todo o detalhe neste “Ascensão de Júpiter”. Destaque para a sequência de perseguição em Chicago, a qual foi apelidada de “Fitfy-Two Part”. Este foi a cena mais longa e mais complexa do argumento, envolvendo muitas acrobacias complexas. Para a completar, Mila Kunis e Channing Tatum tiveram de filmar todos os dias durante seis meses.